3 Perguntas Para: Thaise Guzzatti

Thaise Guzzatti

Neste post, inauguro a seção “3 Perguntas Para”. São bate-papos curtos e diretos com pessoas inspiradoras e com boas histórias para contar. Para começar com o pé direito, abro os trabalhos com Thaise Guzzatti, cofundadora da Acolhida na Colônia, uma associação catarinense que é referência em agroturismo no país. A iniciativa foi criada em 1998, com o objetivo de valorizar o modo de vida no campo e gerar renda extra para as famílias que dela participam. Thaise trouxe a ideia da associação a partir da experiência que teve na rede francesa Accueil Paysan. Hoje, a Acolhida na Colônia é sinônimo de turismo em pequenas propriedades.

O que é fundamental em uma experiência de agroturismo?
É fundamental que a atividade proporcione aquilo que está no imaginário das pessoas que a procuram, ou seja, o contato com a vida no campo. Nossa experiência com a Acolhida na Colônia mostra que o “agroturista” valoriza sobremaneira o meio ambiente, está interessado em “conhecer” as práticas de produção de alimentos e buscam paz e tranquilidade para fugir da agitação dos centros urbanos. Os agricultores necessitam manter suas atividades agropecuárias, já que elas são “atrativos turísticos” e são valorizadas na mesa como refeição com gostinho da colônia. Além disso, uma boa forma de ampliar a receita financeira é vender o excedente para os visitantes ao final da visita. Outro ponto importante é o meio ambiente. Práticas preservacionistas e de recuperação são necessárias e a produção orgânica é mais um diferencial. A capacidade de carga da propriedade, ou seja, o número de pessoas que a propriedade tem condições de receber também deve ser respeitado. Uma propriedade rural não é um hotel! Há de se trabalhar com grupos pequenos permitindo, de fato, que visitantes encontrem a paz procurada e também que possam praticar um verdadeiro “turismo de conteúdo”, convivendo com a família acolhedora. Por fim, claro, é necessário se preparar para receber os visitantes. Isso implica em melhorias na infraestrutura e também na realização atividades de capacitação.

Qual é a importância do agroturismo para a agricultura familiar?
Dada a situação da pobreza no campo e a necessidade de geração de postos de ocupação produtiva e de renda, o agrotuirsmo constitui-se como uma nova oportunidade para agricultores familiares. Seja na oferta de serviços, na venda de produtos da agricultura familiar ou ainda trabalhando em outras propriedades rurais que desenvolvem a atividade. Para além disso, outros benefícios podem ser atribuídos ao desenvolvimento do agroturismo. Pontuo alguns: a) questão de gênero: vez que, em geral, nesta atividade são as mulheres que se envolvem mais diretamente – o agroturismo propicia uma valorização das atividades por elas realizada; b) envolvimento de jovens: trata-se de uma atividade que motiva os jovens e nas quais eles têm se envolvido de forma determinante; c) auto-estima dos agricultores: atividade promove uma “valorização” da profissão de agricultor, além de contribuir para melhoria da imagem (interna e externa) dos municípios rurais; e c) questão ambiental: promove uma melhoria das condições ambientais das propriedades rurais envolvidas;

Qual é a inspiração que faz a Acolhida uma realidade?
Suas agricultoras e agricultores. Pessoas que acreditaram no potencial da atividade mesmo quando todos duvidavam (fazer turismo em municípios rurais, sem infraestrutura adequada… o habitual era ver os outros migrar). Eles tiveram coragem de transformar suas realidades e abriram caminho para que outros agricultores pudessem se inspirar na experiência deles.

acolhida na colônia

acolhida na colônia

acolhida na colônia

Fotos do perfil: divulgação.
Fotos das paisagens: Caminhos do Sertão Cicloturismo.

Anúncios

4 comentários sobre “3 Perguntas Para: Thaise Guzzatti

  1. Queria dar os parabéns a Thaise pela iniciativa.Eu faço parte da acolhida na colonia e sei bem com fez diferença em minha vida fazendo parte deste projeto, não somente na questa financeira mas tambem no contato com outras pessoas,conhecendo novas culturas,vendo nosso trabalho no campo sendo valorizado….Uma iniciativa que faz a diferença.

    Curtir

  2. Parabéns Thaíse pela ótima entrevista sobre agroturismo e a valorização da agricultura familiar. Acreditar que tudo que é realizado com empenho e carinho gera grandes frutos.
    Faz um ano que tive a honra de te conhecer e aprender contigo sobre este maravilhoso projeto.

    Curtir

  3. Obrigada Thaise por ter pensado tão sabiamente nos agricultores da pequena agricultura,
    sou testemunha do quanto é importante para tantas famílias, e para a minha também.
    Ter sua presença em nossas lutas é um privilégio.
    A Acolhida na Colonia é o melhor projeto de agroturismo para a Agricultura Familiar da nossa região.
    Parabéns pela entrevista.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s