6 cervejas de Nova Friburgo que você precisa conhecer!

Nova Friburgo, na região serrana fluminense, é um tradicional destino para quem gosta de curtir aquele frio das montanhas, comer bem e estar em contato com a natureza, fora a indústria da moda íntima que atrai, principalmente, o público feminino à cidade. Quer mais um motivo para visitar Nova Friburgo?

Com o boom do mercado de cervejas especiais, um grupo de empreendedores está tirando proveito da herança suíço-alemã, fruto da colonização do município, e produzindo cervejas de altíssima qualidade. O blog Capirismo listou seis microcervejarias que você não pode deixar de conhecer!

(Leia também: 10 cervejas do Rio de Janeiro que você precisa conhecer!)

Bräun Bräun
bräun bräun
O Bräun Bräun é um dos mais tradicionais restaurantes da cidade e pioneiro na oferta de cervejas especiais importadas. A casa possui sua própria marca, a Bräun & Bräun Bier (tipo Pilsen), idealizada por seu proprietário, Jorge Braüniger, e produzida desde 2009. A cerveja é leve, porém, diferente das suas irmãs comerciais: tem personalidade, aroma e sabor acentuados.
+ Visite o site do Bräun Bräun.

Barão Bier
barão bier
Esta microcervejaria, criada pelo casal Edna Moraes e Cosme Leandro, surgiu há nove anos com o objetivo de produzir e difundir o consumo de cervejas artesanais na região. Com um nome que faz homenagem ao Barão de Nova Friburgo, a Barão Bier se autoproclama legitimamente friburguese e produz quatro variedades: Blonde Ale, Pale Ale, Red Ale e Weiss.
+ Visite o site da Barão Bier.

Rock Valley
rock valley
A Rock Valley nasceu em 2012 a partir da paixão dos seus sócios, Daniel Rocha Valle e Valney Oliveira, pelo rock e cerveja. A dupla é responsável pelos rótulos mais inusitados dessa lista, como a Pumpkin Ale, que leva abóbora e especiarias em sua composição, além de variedades pouco convencionais para estas bandas, como a Russian Imperial Stout e a Irish Cream Ale.
+ Visite a Fanpage da Rock Valley Bier.

Ranz Bier
ranz bier
A Ranz Bier, do distrito de Lumiar, é batizada com a abreviação do sobrenome do seu proprietário, Gustavo Ranzatto. As cervejas Ranz têm um estilo bem livre e levam ingredientes da região como mel da mata atlância e capim limão. Os destaques, na minha opinião, são a “Capineira”, uma pale ale bastante aromática, com “cheiro de mato”; e a Belgian Strong Ale “Tarja Preta”.
+ Informações sobre a Ranz Bier no Facebook.

Bürgermeister
burgerrmeister
O Bürgermeister é um dos mais antigos restaurantes de Nova Friburgo dedicado à comida alemã, inaugurado em 1978. A casa nos faz sentir em plena Baviera e conta com uma vasta carta de cervejas, mas a boa mesmo é pedir o chopp escuro, ou Schwarzbier em bom alemão, produzido pelo dono do restaurante, Bráulio Furtado.
+ Visite a fanpage do Bürgermeister.

Três Picos
três picos
A menos conhecida da lista ainda é um segredo muito bem guardado entre os amantes de cervejas artesantais. Produzida pelo montanhista Sérgio Tartari, a Três Picos impressiona pela qualidade e variedade de rótulos, como Weiss, Stout e Red Ale. As cervejas não são comercializadas e podem ser encontradas apenas no sítio Refúgio das Águas, às margens do Parque Estadual dos Três Picos.
+ Visite o blog do Refúgio das Águas.

Onde encontrar

Anúncios

16 comentários sobre “6 cervejas de Nova Friburgo que você precisa conhecer!

  1. Conheçemos o Gustavo do Ranz e nos apaixonamos tanto pela cerveja dele que começamos a produzir a nossa. Parece que estamos na Alemanha ou Belgica. Muito sabor.

    Curtir

      1. Registramos a marca. Ainda estamos no acerto final das 3 receitas que queremos produzir e na legalização do negócio e do plano de negócios. Já definimos (praticamente) o local e esperamos começar a produção no segundo semestre, mas será sempre artesanal. A mais pura cerveja “feita em casa”.

        Curtido por 1 pessoa

  2. Dessas só não experimentei a Três Picos. Todas as demais são muito boas, vale muito a pena conhecer a região e experimentar as cervejas. Bürgermeister, Bräun & Bräun e o Ranz, além de servirem as cervejas, possuem uma comida muito boa. A Rock Valley bebi no Bar América, que as sextas tem blues nas caixas de som.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s