3 Perguntas Para: Afonso Capelas Jr

afonso capelas

Sustentabilidade. Nunca esta palavra foi tão falada, discutida e aplicada invariavelmente a tudo o que se pode imaginar. O que todo mundo sabe, mais ou menos, é que precisamos ter mais cuidado com nosso planeta, mas o assunto, por vezes, parece um tanto nebuloso quando o trazemos para o nosso cotidiano. Autor do blog Sustentável na Prática, o jornalista Afonso Capelas Jr abre espaço para conversar com leitores e discutir como nós, como cidadãos, podemos ter atitudes mais sustentáveis no dia a dia, “sem dor, sem chatice, sem imposição, mas com a consciência de que não vivemos mais a era do desperdício”, como Capelas mesmo diz. Confira a entrevista:

Por que escrever sobre sustentabilidade?
Minha trajetória como jornalista profissional começou na área de Meio Ambiente, Ecologia e Turismo Ecológico, lá pelo final dos anos 1980. Sempre me interessei por essas questões e incluir a Sustentabilidade – que é um guarda-chuva maior abrigando Ecologia, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Cidadania, Energia, entre outros temas – foi uma decorrência natural. Adotei a missão de bem informar as pessoas sobre esses assuntos tão importantes e atuais e gosto muito do que faço.

Cite uma atitude sustentável, em especial, que você faz na prática?
Olha, costumo reduzir ao máximo o uso de sacolas plásticas descartáveis. Tenho algumas sacolas de pano que levo quando vou ao supermercado. Também procuro praticar o consumo responsável, comprar apenas o necessário, cortar o supérfluo e as compras por impulso. Acho esse o grande ponto fraco da sociedade atual.

O que falta para as pessoas, de fato, adotarem hábitos mais sustentáveis no cotidiano?
Em primeiro lugar ainda falta conhecimento, educação para a prática da Sustentabilidade. Vivemos um momento onde a cultura do desperdício e do descartável não têm mais vez. Os recursos naturais do planeta estão ficando escassos e não há mais como consumir na proporção em que estamos fazendo. As pessoas precisam saber disso e promover uma mudança de hábitos em direção à cultura da Sustentabilidade na vida cotidiana. É isso o que tento fazer com meu blog Sustentável na Prática: informar as pessoas e incentivá-las a adotarem hábitos mais sustentáveis no seu dia-a-dia. Todos sabemos que não é fácil mudar costumes, mas este é o nosso grande desafio do século 21. E acho que uma boa parcela da sociedade já está focada nesse objetivo, o que é bom para todos nós.

+ Foto: Patrícia Rosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s