Um lugar: Saco de Mamanguá (RJ)

mamangua08

Quando falamos em fiordes, a primeira imagem que vem à cabeça são aquelas paisagens geladas na Noruega, com cursos d’água salgada e montanhas nevadas. O que pouca gente sabe é que aqui no Brasil nós também temos um fiorde, em versão tropical: com montanhas cobertas de mata atlântica, praias, manguezais e uma água em tons verdes de tirar o fôlego.

Este é o Saco de Mamanguá, que fica em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. Trata-se do único lugar do país com formação similar aos fiordes. Este pedaço de paraíso concentra duas ilhas, 33 praias, riachos, manguezais e um pequeno vilarejo caiçara.

A formação é um importante berçário marinho, pois suas águas escondidas e manguezais oferecem o ambiente ideal para o desenvolvimento de inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos. O mangue, inclusive, é considerado o mais preservado da Baia da Ilha Grande.

O acesso ao Mamanguá se dá pelo mar ou por trilhas a partir das localidades de Paraty-Mirim ou Laranjeiras. O trajeto por trilhas é demorado, mas recompensador se o turista tiver disposição. São vários trajetos que levam às praias e também ao topo dos morros, como o Pão de Açúcar, com uma das vistas mais bonitas do fiorde.

O difícil acesso ao Saco ajudou a manter a cultura caiçara preservada e suas tradicionais técnicas de pesca, construção naval, artesanato, culinária e música. Porém, as novas gerações, com o avanço do turismo, pouco conhecem sobre as suas origens.

Pode-se dormir hospedando-se em pequenas pousadas, casas de veraneio ou acampando nos quintais das casas dos moradores, normalmente de frente para a praia. Há também pequenos restaurantes que oferecem pratos caiçaras, como o famoso peixe com banana.

mamangua11

mamangua03

mamangua01

mamangua06

mamangua09

mamangua07

mamangua05

+ Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.

Anúncios

Um comentário sobre “Um lugar: Saco de Mamanguá (RJ)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s