3 perguntas para: Jovani Puntel

jovani puntel

Com a experiência de mais de 15 anos em programas de Educação do Campo, o educador Jovani Puntel, graduado em Filosofia e mestre em Desenvolvimento Regional (Unisc), trouxe do convívio com jovens rurais a sensibilidade necessária para desenvolver-se como fotógrafo social. Ao unir estas duas paixões, Jovani consegue captar com delicadeza as diferentes realidades do meio rural brasileiro, desenvolvendo um belíssimo trabalho ao utilizar a fotografia também como um instrumento pedagógico. Confira a entrevista:

Para você, o que é fotografar o campo?
A fotografia é uma arte carregada de expressões. Em alguns momentos ela tem mais expressão para quem faz. Outras vezes, diversos significados são atribuídos por quem as vê. Eu me identifico com o meio rural. Para mim, fotografar o campo é um ato de me reconhecer naquele espaço, uma oportunidade de rever um lugar e ver a mim mesmo em outros momentos, quando tudo se modificou ou quando somente meu olhar mudou.

Você encara a fotografia também como instrumento pedagógico?
Sim, através da análise fotográfica podemos estabelecer várias interpretações. A fotografia permite que todos olhemos para o mesmo recorte do fotógrafo ou para o mesmo objeto, mas os olhares são diferentes e permitem diversas conexões para a reflexão. Além do mais, a imagem desperta curiosidade e cativa. Isso pode tornar o processo pedagógico mais atraente e produtivo.

Qual é o futuro da Educação do Campo no Brasil?
Isso é uma incógnita. Há um mês participei de Seminário Internacional de Educação do Campo que trata sobre essa questão. Eventos dessa natureza acontecem com frequência e em diversos lugares, mostrando a preocupação com a Educação do Campo. Em nosso país, as políticas públicas são marcadas por rupturas de governo e descontinuidade. O futuro da Educação do Campo depende muito das políticas governamentais e da capacidade mobilizadora das instituições e movimentos que carregam essa bandeira de manter a causa na agenda governamental, a fim de efetivá-la como política de Estado.

jovani puntel

jovani puntel

jovani puntel

+ Visite a página do Jovani Puntel no Facebook.

+ Imagens: Jovani Puntel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s