Buzzi: uma cervejaria sustentável de Santa Maria Madalena (RJ)

buzzi red ale

O sucesso do post sobre as 6 cervejas de Nova Friburgo que você precisa conhecer me motivou a fazer esta menção honrosa à Cervejaria Buzzi. Ela não fica em Nova Friburgo, mas está ali do lado, no município de Santa Maria Madalena (terra da Dercy Gonçalves!). Já tive a oportunidade de experimentá-la e os rótulos são realmente de primeira.

A Cervejaria Buzzi foi criada pelo empresário Giovani Buzzi e sua mulher, Ana Paula, em 2010. A fábrica fica em uma propriedade de 38 hectares que, além das cervejas, também produz e comercializa flores, cana de açúcar e madeira, e mantém uma reserva particular de mata atlântica.

Os rótulos são produzidos seguindo alguns princípios de sustentabilidade. A água, por exemplo, vem de uma fonte da reserva. A lenha de eucalipto, utilizada nas caldeiras, e o bagaço de cana, matéria prima na fabricação da Rumbier, também vêm diretamente da propriedade.

buzzi rumbier

A fábrica tem a capacidade de produzir até 20 mil litros por mês, o que Giovani considera como o “limite moral” para uma produção artesanal de qualidade. As cervejas não passam pelos processos de pasteurização e carbonatação forçada, garantindo uma cerveja mais “viva” e “crua”.

Além da já citada Rumbier, a Buzzi também produz os estilos Weiss, Stout, Red Ale, Blond e Bock (somente no inverno). Todas estão disponíveis principalmente na região serrana do Rio, mas seus sócios planejam voos maiores, já que a empresa obteve recentemente o registro do Ministério da Agricultura.

+ Com informações do jornal A Voz da Serra.

Anúncios

2 comentários sobre “Buzzi: uma cervejaria sustentável de Santa Maria Madalena (RJ)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s