Papa Francisco convida brasileira para ensinar chefs do Vaticano a cozinhar sem desperdício

papa francisco

O Papa Francisco, que se pronunciou várias vezes contra o desperdício de alimentos, está deixando seu estilo impresso também na cozinha do Vaticano. A cozinheira Regina Tchelly, criadora do projeto Favela Orgânica, ensinará os chefs da Santa Sé a preparar pratos sem desperdício, feitos com casca de frutas, folhas, raízes de verduras, sementes e outros ingredientes que geralmente acabam no lixo. O Santo Padre conheceu Regina por acaso, durante sua visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude em 2013.

+ Visite o site do projeto Favela Orgânica.

Cansada de ver tantos resíduos orgânicos abarrotando as lixeiras domésticas, Regina decidiu, em 24 de setembro de 2011, abrir as portas de sua casa para ensinar seis mulheres da comunidade onde vive, no Morro da Babilônia (Zona Sul do Rio de Janeiro), sobre reaproveitamento dos alimentos. Nas aulas, ela ensina, por exemplo, como alguns resíduos podem inspirar novos pratos, como o salpicão da casca de melancia ou o brigadeiro da casca de banana. Foi assim que começou o Favela Orgânica: com R$ 140 e uma grande dose de generosidade.

favela orgânica

A empreendedora também orienta sobre as hortas caseiras. Qualquer embalagem – garrafas PET, caixas de isopor, bacias velhas – pode virar um canteiro para plantar frutas e hortaliças no quintal de casa. Na comunidade, muitos moradores cultivam hortas em embalagens de alimentos vazias, provando que é possível produzir mesmo em pequenos espaços. E sem agrotóxicos!

O objetivo do Favela Orgânica é modificar a relação do ser humano com os alimentos, conscientizando sobre cada etapa do ciclo da alimentação (planejamento das compras, consumo, preparo e descarte). Em outras palavras, as sobras viram compostos que vão para o adubo e do adubo volta para o alimento. Uma forma sustentável e econômica de manter uma boa alimentação, além de criar práticas alimentares responsáveis com o meio ambiente e saudáveis para a família e a comunidade.

favela orgânica

A segurança alimentar é também uma pauta presente na agenda do Papa Francisco, que já afirmou em sua catequese, que “os alimentos jogados no lixo são alimentos roubados da mesa dos pobres, de quem tem fome”. Além disso, Francisco também irá reestruturar uma parte dos Jardins Vaticanos e convertê-la em hortas orgânicas.

+ Imagens: Regina Tchelly e Papa Francisco.
+ Com informações dos sites Ateleia e Marco Social.

Anúncios

Um comentário sobre “Papa Francisco convida brasileira para ensinar chefs do Vaticano a cozinhar sem desperdício

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s