Junta local: uma feira diferente

junta local

Há pouco mais de três meses, o democrático espaço do Comuna, em Botafogo (zona Sul do Rio), ganhou novos aromas e sabores. Em três edições, todas realizadas aos sábados, a Junta Local encurtou a distância entre produtores e consumidores, propiciando contato direto entre quem come e quem produz.

junta local

Idealizada por Thiago Nasser, Henrique Moraes e Bruno Negrão, a Junta surgiu a partir das ideias e discussões do trio sobre alimentação de qualidade, criação de canais de comercialização e viabilização de pequenos empreendedores a novos mercados.

A ideia central é fomentar um espaço de socialização e reflexão sobre os nossas escolhas na hora de comer, com ênfase na formação de uma rede de produtores e consumidores engajada na valorização da comida local e justa.

junta local

“Percebemos que existe uma carência de contato direto com o produtor. Mesmo nas feiras livres, há esse distanciamento, pois a maioria dos itens é comprado de centros de distribuição como o Ceasa, ou seja, não há realmente uma troca com quem planta e produz aquele alimento”, explica Thiago.

A primeira edição foi organizada sem muita pretensão. A divulgação se restringiu aos canais do Comuna e os expositores foram selecionados a partir dos contatos do trio. O que se viu, no entanto, foi uma casa lotada em pleno sábado de sol no Rio. Muitos produtos se esgotaram ainda na primeira parte da manhã.

junta local

– A Junta realizará sua quarta edição, a primeira fora do Comuna, no Reduto. Saiba mais.

A variedade de produtos seduz qualquer um. São geleias, hortifruti, embutidos e massas, tudo produzido por empreendedores locais ou, no máximo, vindos de Minas ou São Paulo. E o melhor: tem muita coisa diferente, que dificilmente se vê nas gôndolas dos supermercados, como queijo de ovelha, hummus de feijão, hambúrguer vegetariano…

Com o sucesso da primeira edição, choveu gente interessada em expor seus produtos na Junta. Criou-se, então, uma curadoria para avaliar e selecionar os expositores para as edições seguintes. Estabeleceu-se também uma espécie de rodízio para os feirantes, mas as novidades têm prioridade na seleção.

junta local

Thiago, Henrique e Bruno mal começaram a avaliar os resultados e já planejam novos voos. As ideias, dentre tantas outras, vão do “aumento do número de edições à criação de mais feiras em outros espaços. O site também passará por uma reformulação. O objetivo é transformá-lo em uma plataforma para apresentação de conteúdos para facilitar a venda direta do produto para consumidor”, destaca Henrique.

+ Imagens: Annabelle Bini.

+ Canais da Junta Local: Blog, Facebook e Instagram.

Anúncios

2 comentários sobre “Junta local: uma feira diferente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s