Qual país está mais preparado para as mudanças climáticas?

un-gain

A Universidade de Notre Dame lançou recentemente a edição 2014 do Índice Global de Adaptação Notre Dame (ND-GAIN). O estudo destaca “quais são os países mais bem preparados para lidar com riscos como secas, tempestades e outros desastres naturais causados por mudanças climáticas”.

Mais do que uma simples lista, o índice acompanha há 18 anos o “progresso” dos países analisados e suas iniciativas de prevenção para grandes desastres. O site da pesquisa permite também simular os possíveis impactos e consequências de situações de risco em um determinado país.

noruega
A Noruega encabeça o ranking da ND-GAIN

O ND-GAIN tem como objetivo aumentar a resiliência dos países frente às mudanças climáticas no caminho para o desenvolvimento sustentável. A pesquisa foi iniciada em 2010 e abrange mais de 175 países, levando em consideração “a vulnerabilidade às mudanças climáticas e a disposição de se adaptar”.

Em 2014, a Noruega ficou em primeiro lugar, no topo da lista, apesar de sua vulnerabilidade devido à extensa costa marítima. Nova Zelândia, Suécia, Finlândia e Dinamarca completam os cinco primeiros lugares do ranking. Já os cinco países “menos preparados” encontram-se todos na África Subsaariana e o Chade ocupa o último lugar.

chade
O Chade está na “lanterna” da lista

O Brasil, conhecido por ser um país livre de terremotos, vulcões e tornados, ocupa a posição de número 78, atrás de países com mais “tradição” em desastres naturais, como Chile e China.

+ Com informações do site Inhabitat.
+ Imagens: Noruega e Chade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s