Um lugar: Venda Nova do Imigrante (ES)

venda nova do imigrante

O município de Venda Nova do Imigrante, na região serrana do Espírito Santo, é considerado o berço do agroturismo no Brasil. Tudo começou há mais de 25 anos quando um grupo de agricultores familiares decidiu diversificar as suas propriedades, passando a produzir e comercializar o que antes era consumido apenas em casa.

O “marketing boca a boca” começou a disseminar a fama dos produtos da região, como queijos, antepastos e embutidos para além das montanhas capixabas. Logo veio gente da cidade interessada em conhecer de onde vinham aquelas delícias. E junto com a curiosidade veio também a vontade de matar a saudade ou experimentar um pouco do modo de vida no campo.

Com o tempo, os agricultores organizaram-se em uma associação, a Agrotur, responsável pela organização e divulgação das atrações e roteiros da região. Peça importante na divulgação turística de Venda Nova, o jornalista Ronald Mansur (na época editor do Jornal do Campo da TV Gazeta), foi um dos principais fomentadores do agroturismo, mostrando o trabalho dos produtores em uma série de reportagens que revelaram roteiros ainda pouco conhecidos entre os próprios capixabas.

Hoje, a associação conta com 51 sócios e é referência nacional em turismo associado ao trabalho das agroindústrias. O Circuito do Agroturismo integra 23 experiências e proporciona ao visitante um recorte dos costumes, culinária e cultura locais, com um forte traço da colonização italiana, presente principalmente no jeito acolhedor de receber os visitantes.

venda nova do imigrante

venda nova do imigrante

venda nova do imigrante

venda nova do imigrante

venda nova do imigrante

socol

queijo

+ Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.

Anúncios

Um comentário sobre “Um lugar: Venda Nova do Imigrante (ES)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s