3 perguntas para: Felipe Siebert

Felipe Siebert

O universo do surfe pode parecer um pouco distante da temática deste blog, mas o trabalho manual, de forma artesanal, que o catarinense Felipe Siebert faz merece espaço aqui. Desde 2004, Siebert faz pranchas de madeira oca, conhecidas como hollow wooden boards. Trata-se de um trabalho artesanal delicado e o resultado são peças tão bem acabadas e esteticamente bonitas que poderiam ser objetos de arte. O que começou como hobby se tornou negócio e hoje a Siebert Woodcraft Surfboards é referência na fabricação de pranchas, tanto de surfe quanto de skate, feitas de madeira.

Como surgiu o interesse em desenhar e produzir pranchas de madeira?
Sempre surfei de shortboard e depois de nove anos, fiquei com um long emprestado de um amigo durante o verão. Dalí para frente não sosseguei até conseguir uma. Mas eu não queria uma comum. Se era para surfar de long, teria que ser com um super clássico, de madeira. Naquela época não tinha dinheiro (estava estudando) e as pranchas de balsa que encontrei eram caríssimas. Nas pesquisas das balsas, descobri as pranchas ocas (hollow wooden) e através de algumas poucas fotos que achei na internet, resolvi tentar fazer uma, mesmo não tendo muita experiência com madeira. Antes disso, apenas havia tentado fazer duas pranchas de materiais convencionais. A primeira ficou relativamente boa e deu para surfar. As seguintes, consegui melhorar bastante e depois de fazer algumas para amigos, percebi a lacuna no mercado nacional.

Siebert Woodcraft Surfboards

Para você, o que há de tão inspirador na arte confeccionar um produto artesanal?
Mesmo a prancha comum, acredito que seja um produto bem artesanal. A nossa, porém, acaba tendo um glamour a mais, pelo valor que os trabalhos em madeira vem tomando. E não há nada melhor do que surfar como uma prancha feita por si. Aliado a isto, o long clássico é de uma beleza estética incrível quando bem utilizado.

Siebert Woodcraft Surfboards

Como um pequeno empreendedor, você tem algum conselho para quem pensa em criar seu próprio negócio?
A organização está em primeiro lugar. Qualquer produto, por mais simples que seja, se for bem divulgado, as vendas e distribuição forem bem coordenadas, terá sucesso.

Siebert Woodcraft Surfboards

Siebert Woodcraft Surfboards

Siebert

+ Imagens: Siebert Woodcraft Surfboards.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s