Casca de coco é alternativa à fibra de madeira (MDF)

coco

Começamos 2015 com inovação e sustentabilidade: pesquisadores da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit) desenvolveram um produto a partir da casca de coco triturada que poderá ser utilizada como alternativa à fibra de madeira de baixa densidade (MDF), muito utilizada pela indústria moveleira e construção civil.

O projeto começou em 2009 e o produto está em fase final de testes. Encerrada essa etapa, os pesquisadores devem transferir a tecnologia para empresas interessadas em produzir painéis de fibra de coco. Além da casca, o material leva também glicerina e um polímero à base de fécula de mandioca, em substituição às resinas sintéticas causadoras da liberação de substâncias tóxicas.

A disponibilidade de matéria-prima e o baixo custo de produção são as principais vantagens do novo material. A fabricação do produto é também mais rápida e simples do que a do MDF. Após a moagem da casca do coco maduro, já é feita a modelagem com o aglutinante, enquanto na produção do MDF são necessárias várias etapas intermediárias.

Os testes mostraram que o material tem potencial para ampla aplicação na indústria moveleira. Na construção civil, ele poderá ser utilizado na produção de pisos finos, rodapés, almofadas de portas, divisórias, portas usinadas, batentes, balaústres e outras peças torneadas.

Além das vantagens econômicas, o produto atende também aos quesitos de sustentabilidade: sua produção e utilização ajudam a reduzir os impactos ambientais e valorizam o aproveitamento de resíduos.

+ Com informações do blog HSM Educação Executiva.
+ Imagem: Horia Varlan.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s