10 destinos rurais e naturais que você precisa conhecer!

No ano passado, lancei uma série chamada Um Lugar. O objetivo foi apresentar destinos brasileiros de ecoturismo e turismo rural através de pequenos textos e imagens que são verdadeiros colírios para os olhos.

A ideia não é sugerir roteiros completos, mas instigar a curiosidade e vontade de explorar este “Brasilzão de meu Deus”. O resultado desta prazerosa pesquisa está reunido logo abaixo nestes 10 destinos rurais e naturais que você precisa conhecer!

1. Venda Nova do Imigrante (ES)
venda nova do imigrante
O município de Venda Nova do Imigrante, na região serrana do Espírito Santo, é considerado o berço do agroturismo no Brasil. Tudo começou há mais de 25 anos quando um grupo de agricultores familiares decidiu diversificar as suas propriedades, passando a produzir e comercializar o que antes era consumido apenas em casa. Saiba mais.

2. Goiás Velho (GO)
goias velho
Passear pelas ruas de pedra em Goiás Velho é como voltar aos tempos da mineração no Brasil colonial. Também chamado de “Vila Boa de Goiás”, o município foi reconhecido em 2001 pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial pela sua arquitetura barroca, tradições culturais e natureza exuberante. A cidade conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial original. Saiba mais.

3. Chapada das Mesas (MA)
chapada das mesas
A beleza natural dos Lençóis Maranhenses e cultura da histórica São Luis todo mundo conhece. Mas e a Chapada das Mesas? Pois é, este destino (um segredo ainda muito bem guardado!) revela ao viajante um verdadeiro paraíso: curiosas formações rochosas esculpidas pelo tempo, rios de águas cristalinas, cachoeiras e vales cobertos pela vegetação do cerrado. Saiba mais.

4. São Marcos (RS)
são marcos
São Marcos é um município rural localizado na serra gaúcha. Tem forte influência das culturas italiana e polonesa, fruto do processo de colonização no final do século XIX. A cidade também tem influência negra e remanescentes quilombolas nas comunidades de Juá e Rincão dos Quilombos. Saiba mais.

5. Treze Tílias (SC)
treze tílias
Treze Tílias, é como um pedacinho da Áustria no Brasil. O município foi fundado em 1933 pelo então ministro da agricultura austríaco, Andreas Thaler, e um grupo de colonos que fugiam da crise econômica europeia, depois da Primeira Guerra Mundial. Saiba mais.

6. Saco de Mamanguá (RJ)
mamangua11
Quando falamos em fiordes, a primeira imagem que vem à cabeça são aquelas paisagens geladas na Noruega, com cursos d’água salgada e montanhas nevadas. O que pouca gente sabe é que aqui no Brasil nós também temos o Saco de Mamanguá, um fiorde tropical. Saiba mais.

7. Chapada Diamantina (BA)
chapada1
Só um final de semana pode ser muito pouco para a Chapada Diamantina. São muitas as cachoeiras, trilhas, grutas, rios e cidades que encontram-se dentro e no entorno do parque nacional de mesmo nome. Ele guarda inúmeras belezas naturais e ocupa uma área média de 152 mil hectares, sendo considerado um dos maiores parques de preservação do país fora da região amazônica. Saiba mais.

8. Ponta Grossa (CE)
pontagrossa (4)
Ponta Grossa é um vilarejo com cerca de 200 moradores que ocupam uma área privilegiada de falésias e praias paradisíacas. Nessa comunidade, o turista pode vivenciar o trabalho dos pescadores e conhecer o modo de vida dos seus habitantes. Saiba mais.

9. Inhotim (MG)
Inhotim
Até pouco tempo, Inhotim era um segredo mineiro, pouco conhecido no restante do país. O impacto, porém, de quem visita o lugar parece ser um só: encantamento. Não demorou para que este centro de artes ao ar livre (o maior da América Latina!), aberto ao público em 2006, se tornasse referência e orgulho nacional. Saiba mais.

10. Jalapão (TO)
jalapão 01
Você já imaginou um lugar onde o cerrado, a caatinga e a floresta amazônica se encontram? Assim é o Parque Estadual do Jalapão, no norte do Tocantins. Pouco conhecido e selvagem, este lugar é considerado um dos mais bonitos do país. Saiba mais.

Anúncios

Um comentário sobre “10 destinos rurais e naturais que você precisa conhecer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s