Dizem que o pão de queijo existe desde que Minas é Minas, uai! Especula-se que esta maravilhosa delícia nasceu no final do século XVIII, de forma meio improvisada. Como, na época, a farinha de trigo era um ingrediente escasso no Brasil, o polvilho surgiu como alternativa e o queijo meia cura trouxe maciez e sabor ao quitute.
Talvez, seja por isso o pão de queijo tem tantas variações. O barato está justamente na arte de aproveitar os ingredientes que se tem em mãos e inventar! Em Minas, então, cada família tem a sua própria receita. São pequenos segredos que fazem a diferença, mas ninguém conta!
A partir dos anos 50, o pão de queijo extrapolou as fronteiras de Minas Gerais e ganhou o Brasil e o mundo: Estados Unidos, Itália, Portugal e até o Japão já se entregaram ao sabor único desse pãozinho tão amado. De quitute caipira, virou iguaria chique no exterior.
Por aqui, sua receita foi industrializada e ele definitivamente entrou na dieta do brasileiro – pode ser comprado congelado em supermercados ou consumido em zilhões de estabelecimentos, de cantinas escolares a lanchonetes das mais variadas. Virou paixão nacional e, talvez, o maior expoente da cultura culinária mineira.
Este post faz parte da série Pães Brasileiros
—
+ Imagens:
– Perfect Sonnet
– GouveiaPR
– Carlos Lopes
2 comentários sobre “Pães Brasileiros: Pão de Queijo”