Pães Brasileiros: Pão de Queijo

pão de queijo

Dizem que o pão de queijo existe desde que Minas é Minas, uai! Especula-se que esta maravilhosa delícia nasceu no final do século XVIII, de forma meio improvisada. Como, na época, a farinha de trigo era um ingrediente escasso no Brasil, o polvilho surgiu como alternativa e o queijo meia cura trouxe maciez e sabor ao quitute.

Talvez, seja por isso o pão de queijo tem tantas variações. O barato está justamente na arte de aproveitar os ingredientes que se tem em mãos e inventar! Em Minas, então, cada família tem a sua própria receita. São pequenos segredos que fazem a diferença, mas ninguém conta!

A partir dos anos 50, o pão de queijo extrapolou as fronteiras de Minas Gerais e ganhou o Brasil e o mundo: Estados Unidos, Itália, Portugal e até o Japão já se entregaram ao sabor único desse pãozinho tão amado. De quitute caipira, virou iguaria chique no exterior.

Por aqui, sua receita foi industrializada e ele definitivamente entrou na dieta do brasileiro – pode ser comprado congelado em supermercados ou consumido em zilhões de estabelecimentos, de cantinas escolares a lanchonetes das mais variadas. Virou paixão nacional e, talvez, o maior expoente da cultura culinária mineira.

pão de queijo

pão de queijo

Este post faz parte da série Pães Brasileiros

+ Imagens:
Perfect Sonnet
GouveiaPR
Carlos Lopes

Anúncios

2 comentários sobre “Pães Brasileiros: Pão de Queijo

  1. Pingback: Viagem na Serra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s