O que é Neo-Ruralismo?

Você certamente já ouviu falar ou conhece alguém que, cansado da vida nas grandes cidades, largou tudo e foi para o campo. Pois bem, estes são os neo-rurais (novos rurais, em Portugal)! O conceito vem sendo discutido na Europa há algum tempo e, aqui no Brasil, Gian Mario Giuliani, professor da UFRJ-IFCS-PPGSA, é um dos principais pesquisadores sobre o tema.

+ Veja também: O neo-ruralismo de Country House, do Blur

são marcos

Em linhas gerais, o termo representa um conjunto de ideias e valores relacionados ao modo de vida no campo que são altamente desejados pelo povo da cidade. São pessoas que encaram o meio rural como um espaço de oportunidades e estilo de vida totalmente diferentes do que se vive nos centros urbanos, recheados de violência, poluição, desigualdade social e consumismo.

arcadismo

Os neo-ruralismo seria uma espécie releitura do Arcadismo, movimento literário europeu do século XVIII que exaltava a natureza e a vida no campo, em contraponto à burguesia e aos abusos da nobreza do Antigo Regime.

Os principais temas abordados pelos arcadistas eram a valorização da vida no campo (bucolismo), fugere urbem (critica a vida nos centros urbanos), pastoralismo e carpe diem (fugacidade da vida), entre outros.

neo ruralismo

Muitas vezes, essa visão é um tanto romântica e idealizada, bem distante da realidade do meio rural… como se o campo não tivesse seus próprios problemas e desafios. Muito pelo contrário!

O que acontece, porém, é que, em muitos casos, os neo-rurais já tinham alguma afinidade ou origem no campo, daí o interesse e inclinação natural à mudança. Nesse caminho de volta, porém, eles trazem a influência da cidade através de produtos e serviços que antes não eram comuns no interior.

forno

Estas atividades mudam a dinâmica socioeconômica do campo e contribuem ainda mais para a diluição da fronteira entre o rural e o urbano, contribuindo para o que José Graziano chama de o novo rural brasileiro.

Geralmente, regiões periurbanas, turísticas ou municípios próximos a grandes conglomerados estão mais propensos a passar por estas transformações, muito em função da facilidade de acesso e escoamento de produção.

geleias

No Brasil, podemos notar essa dinâmica neo-rural no entorno de cidades como Curitiba e Porto Alegre, além das regiões de Campos do Jordão e Serrana do Rio de Janeiro, por exemplo.

As principais atividades que os neo-rurais exercem estão ligadas ao turismo rural, gastronomia, agroindústrias, unidades de conservação, agroecologia, entre outras. Pousadas rurais, fábricas de geleias, laticínios, restaurantes e fazendas orgânicas são alguns dos exemplos que servem para ilustrar o que estes novos caipiras estão fazendo na roça.

+ Imagens:
– Carrinho – Adriano Soldatelli
– Bicicleta – Novos Rurais
– Forno – Javier Pais
– Geleias – Erich Ferdinand

Anúncios

3 comentários sobre “O que é Neo-Ruralismo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s