10 pães brasileiros para fazer as pazes com os carboidratos!

Há um mês, lancei a série Pães Brasileiros, com a ideia de apresentar pães populares que estão presentes nas nossas mesas. Alguns são mais regionalizados, como o pãozinho delícia baiano e o pão de milho sulista. Outros, porém, são consumidos Brasil afora, como o pão francês e o pão de queijo. A seguir, respire fundo e delicie-se com estes 10 pães brasileiros, mas atenção! Este post não é recomendado para pessoas que estão em dieta de carboidratos ou glúten.

1. Pão Francês
pão francês
Apesar do nome, a grande estrela dessa lista é brasileiríssima! No início do século XX, a aristocracia carioca adorava os costumes franceses. As padarias da época, antenadas na tendência, passaram a produzir um pãozinho de casca dourada e miolo branco, similar a uma receita francesa. A versão brasileira não só atendeu às expectativas como superou a original em sabor e maciez! Assim nasceu o pão francês, que logo espalhou-se pelo Brasil e ganhou novos nomes como cacetinho (RS), pão careca (PA), pão jacó (SE) e pão carioquinha (CE), entre outros. Continue lendo…

2. Pão de Queijo
pão de queijo
Dizem que o pão de queijo existe desde que Minas é Minas, uai! Especula-se que esta maravilhosa delícia nasceu no final do século XVIII, de forma meio improvisada. Como, na época, a farinha de trigo era um ingrediente escasso no Brasil, o polvilho surgiu como alternativa e o queijo meia cura trouxe maciez e sabor ao quitute. Continue lendo…

3. Pão de Batata
pão de batata
O pão de batata é um hit! Presente em tudo o que é revistinha ou sites de receitas caseiras, este pãozinho, macio e saboroso é praticamente um salgadinho de festa, tamanha é a sua versatilidade. Também cai muito bem como base para diversos sanduíches e hambúrgueres. Continue lendo…

4. broa de Milho
broa de milho
A broa de milho tem sabor de roça e é uma iguaria caipira por excelência! Acompanhada de um bule de café quentinho então… os dois formam uma dupla imbatível em um lanche no fim da tarde! A sua origem é incerta: uns dizem que foi introduzida por imigrantes norte-americanos, em 1865, mas há relatos que citam a sua presença na nossa mesa já no século XVII. Continue lendo…

5. Pão Petrópolis
torrada petrópolis
O pão Petrópolis é velho conhecido dos cariocas, principalmente dos turistas que visitam a Cidade Imperial, na serra fluminense. No passado, o pão Petrópolis era sinônimo de requinte, servido nas mais renomadas casas de chá e confeitarias. Continue lendo…

6. Sonho
sonho
Conhecido em Portugal como Bola de Berlim, o sonho é um bolinho que se assemelha ao berliner, de origem alemã, porém, recheado com creme pasteleiro ou doce de leite, em substituição ao doce de frutas vermelhas. No Brasil, o sonho é um clássico das padarias! Começou a se disseminar em São Paulo, no início do século XX, e logo espalhou-se para outras regiões do país. Continue lendo…

7. Pãozinho Delícia
pãozinho delícia
O pãozinho delícia é uma verdadeira instituição da Bahia! Está para os baianos assim como o pão de queijo para os mineiros. Sua origem é incerta, mas reza a lenda que a receita surgiu quando uma dona de casa, com pouca farinha na despensa, fez uma massa para pão bem pegajosa e grudenta. Continue lendo…

8. Pão Doce
pão doce
O pão doce, assim como o sonho, é outro clássico das nossas padarias, é também uma herança portuguesa que atravessou o Atlântico e conquistou o coração dos brasileiros. Continue lendo…

9. Pão de Aipim
pão de aipim
Mandioca, macaxeira, aipim… não importa! Essa maravilhosa raíz é coisa nossa! Já amplamente consumido pelos índios, o aipim virou também queridinho dos colonizadores que, na falta do trigo, passaram a utilizá-lo como substituto. Em algumas receitas, o trigo e o aipim uniram-se em harmonia, como no caso do pão de aipim. Continue lendo…

10. Pão de Milho
pão de milho
Diferente da broa, este pão de milho é fruto da colonização alemã no Brasil e hoje está presente em toda região Sul. Os primeiros imigrantes quando chegaram naquelas bandas não encontraram trigo nem centeio com facilidade. Continue lendo…

+ Imagens:
– Pão francês – Euter Mangia
– Pão de queijo – Perfect Sonnet
– Pão de batata – Boa Mesa
– Broa de milho – Prato Fundo
– Pão Petrópolis – Rafael.82ml
– Sonho – Akira, A.T.
– Pãozinho delícia – Pãozinho Delícia
– Pão doce – Evandro O Souza
– Pão de Aipim – Alice de Castro
– Pão de milho – Jaqueline Packs

Anúncios

Um comentário sobre “10 pães brasileiros para fazer as pazes com os carboidratos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s