10 pães brasileiros para fazer as pazes com os carboidratos!

Há um mês, lancei a série Pães Brasileiros, com a ideia de apresentar pães populares que estão presentes nas nossas mesas. Alguns são mais regionalizados, como o pãozinho delícia baiano e o pão de milho sulista. Outros, porém, são consumidos Brasil afora, como o pão francês e o pão de queijo. A seguir, respire fundo e delicie-se com estes 10 pães brasileiros, mas atenção! Este post não é recomendado para pessoas que estão em dieta de carboidratos ou glúten.

1. Pão Francês
pão francês
Apesar do nome, a grande estrela dessa lista é brasileiríssima! No início do século XX, a aristocracia carioca adorava os costumes franceses. As padarias da época, antenadas na tendência, passaram a produzir um pãozinho de casca dourada e miolo branco, similar a uma receita francesa. A versão brasileira não só atendeu às expectativas como superou a original em sabor e maciez! Assim nasceu o pão francês, que logo espalhou-se pelo Brasil e ganhou novos nomes como cacetinho (RS), pão careca (PA), pão jacó (SE) e pão carioquinha (CE), entre outros. Continue lendo…

2. Pão de Queijo
pão de queijo
Dizem que o pão de queijo existe desde que Minas é Minas, uai! Especula-se que esta maravilhosa delícia nasceu no final do século XVIII, de forma meio improvisada. Como, na época, a farinha de trigo era um ingrediente escasso no Brasil, o polvilho surgiu como alternativa e o queijo meia cura trouxe maciez e sabor ao quitute. Continue lendo…

3. Pão de Batata
pão de batata
O pão de batata é um hit! Presente em tudo o que é revistinha ou sites de receitas caseiras, este pãozinho, macio e saboroso é praticamente um salgadinho de festa, tamanha é a sua versatilidade. Também cai muito bem como base para diversos sanduíches e hambúrgueres. Continue lendo…

4. broa de Milho
broa de milho
A broa de milho tem sabor de roça e é uma iguaria caipira por excelência! Acompanhada de um bule de café quentinho então… os dois formam uma dupla imbatível em um lanche no fim da tarde! A sua origem é incerta: uns dizem que foi introduzida por imigrantes norte-americanos, em 1865, mas há relatos que citam a sua presença na nossa mesa já no século XVII. Continue lendo…

5. Pão Petrópolis
torrada petrópolis
O pão Petrópolis é velho conhecido dos cariocas, principalmente dos turistas que visitam a Cidade Imperial, na serra fluminense. No passado, o pão Petrópolis era sinônimo de requinte, servido nas mais renomadas casas de chá e confeitarias. Continue lendo…

6. Sonho
sonho
Conhecido em Portugal como Bola de Berlim, o sonho é um bolinho que se assemelha ao berliner, de origem alemã, porém, recheado com creme pasteleiro ou doce de leite, em substituição ao doce de frutas vermelhas. No Brasil, o sonho é um clássico das padarias! Começou a se disseminar em São Paulo, no início do século XX, e logo espalhou-se para outras regiões do país. Continue lendo…

7. Pãozinho Delícia
pãozinho delícia
O pãozinho delícia é uma verdadeira instituição da Bahia! Está para os baianos assim como o pão de queijo para os mineiros. Sua origem é incerta, mas reza a lenda que a receita surgiu quando uma dona de casa, com pouca farinha na despensa, fez uma massa para pão bem pegajosa e grudenta. Continue lendo…

8. Pão Doce
pão doce
O pão doce, assim como o sonho, é outro clássico das nossas padarias, é também uma herança portuguesa que atravessou o Atlântico e conquistou o coração dos brasileiros. Continue lendo…

9. Pão de Aipim
pão de aipim
Mandioca, macaxeira, aipim… não importa! Essa maravilhosa raíz é coisa nossa! Já amplamente consumido pelos índios, o aipim virou também queridinho dos colonizadores que, na falta do trigo, passaram a utilizá-lo como substituto. Em algumas receitas, o trigo e o aipim uniram-se em harmonia, como no caso do pão de aipim. Continue lendo…

10. Pão de Milho
pão de milho
Diferente da broa, este pão de milho é fruto da colonização alemã no Brasil e hoje está presente em toda região Sul. Os primeiros imigrantes quando chegaram naquelas bandas não encontraram trigo nem centeio com facilidade. Continue lendo…

+ Imagens:
– Pão francês – Euter Mangia
– Pão de queijo – Perfect Sonnet
– Pão de batata – Boa Mesa
– Broa de milho – Prato Fundo
– Pão Petrópolis – Rafael.82ml
– Sonho – Akira, A.T.
– Pãozinho delícia – Pãozinho Delícia
– Pão doce – Evandro O Souza
– Pão de Aipim – Alice de Castro
– Pão de milho – Jaqueline Packs

Anúncios

4 comentários sobre “10 pães brasileiros para fazer as pazes com os carboidratos!

  1. como nos somos muito criativo existe uma dezena de receita do nosso pao menos divulgada azeitona/cebola/calabresa muito utulizados em eventos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s