No Japão: horta vertical produz 10 mil pés de alface por dia!

horta vertical japão

Como se sabe, os japoneses são sinônimo de inovação tecnológica e também mestres em aproveitar pequenos espaços com eficiência. Pois bem, a empresa Mirai Co, liderada pelo CEO Shigeharu Shimamura, adquiriu o galpão de uma antiga fábrica, nos arredores de Tóquio, e criou uma horta vertical que mede a metade de um campo de futebol e produz cerca de 10 mil pés de alface por dia! São 100 vezes mais por metro quadrado se comparado com os métodos tradicionais.

Considerada a horta urbana vertical mais produtiva do mundo, o projeto utiliza luzes LED, desenvolvidas pela GE, com um sistema que simula o dia e a noite. Além da alta capacidade de produção, a iniciativa também é altamente eficiente: usa 40% menos energia e 99% menos água para produzir o mesmo volume de hortaliças cultivadas ao ar livre.

horta vertical japão

As lâmpadas LED tem maior durabilidade e economizam mais energia do que as lâmpadas fluorescentes. As luzes roxas são utilizadas para imitar a noite, enquanto as brancas são ajustadas lentamente ao longo do dia para imitar o movimento do sol.

Ao monitorizar o processo de fotossíntese cuidadosamente, o sistema faz com que a alface cresça duas vezes e meia mais rápido, gastando apenas 1% da água, se compararmos como plantações ao ar livre.

horta vertical japão

Segundo a empresa, apesar das alfaces não serem cultivadas na terra, têm até 10 vezes mais vitaminas e minerais que as convencionais, e não são aplicados pesticidas, pois o risco de pragas é totalmente controlado.

E você, o que acha dessa iniciativa? Pode ser realmente uma alternativa ao cultivo tradicional e mais uma aliada no combate à fome e à crise alimentar?

+ Com informações dos sites IPC Digital e Noctula Channel.

+ Fotos: GE

Anúncios

11 comentários sobre “No Japão: horta vertical produz 10 mil pés de alface por dia!

  1. Bem legal mesmo! Há muitos anos tinha ouvido falar a respeito das plantações verticais (se não me engano de arroz) no Japão. Seu post me fez buscar na memória. Eles são muito avançados. É impressionante. Um abraço do Quitandeiro!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito bom! No Brasil tem como ser rendavel esse método de plantio, já que a energia é cara aqui? Teria outro método sem usar a eletricidade como forma de iluminação?
    Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

    1. para as lâmpadas de led, que gasta menos que as lâmpadas fluorescentes, podem usar painéis solares, resta agora saber o preço do investimento se vale a pena!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s