Doce de leite! Quem não ama esta delícia de preparo simples e resultado fabuloso? Os argentinos são os mais famosos, mas Brasil e Uruguai também têm destaque em suas produções. O amor destes três países pelo doce é tanto que o Mercosul criou até um regulamento que estabelece a identidade e os requisitos mínimos de qualidade para a sua fabricação.
Cremoso, sólido ou mole, a recita básica é sempre a mesma: leite fervido com açúcar. Os brasileiros são mais “leitosos” e suaves, já os argentinos e uruguaios têm aquele aspecto quase “queimado”, com sabor intenso. Deu água na boca? Confira, então, a lista com os 10 melhores doces de leite da vida, que você precisa provar antes morrer!
+ leia também: 10 pães brasileiros!
1. Lapataia (Uruguai)
O doce de leite Lapataia, de Punta del Este, é o mais famoso do Uruguai, uma grata surpresa quando chegamos desavisados ao “paisito” e nos deparamos com aquelas embalagens malhadas. Consistente, de cor escura, cremoso, intenso! Só a visão dele no pote já cura qualquer mau humor.
2. Havanna (Argentina)
Havanna é o argentino mais popular entre os brasileiros. E a fama ainda vai longe com ampliação das lojas e quiosques da marca no país. É um doce realmente delicioso, daqueles que parecem ter cozinhado até quase queimar no fundo do tacho.
3. La Salamandra (Argentina)
O Salamandra é mais conhecido fora do que dentro da Argentina. A maior parte da sua produção é comercializada no exterior, incluindo o Brasil, onde é facilmente encontrado em supermercados e delicatessens das grandes cidades e capitais.
4. Conaprole (Uruguai)
Conaprole é a maior cooperativa produtora de laticínios do Uruguai. Seu doce de leite, cremoso e de cor escura, é uma excelente opção para quem quer matar o desejo sem gastar muito.
5. Viçosa (Brasil)
O doce de leite Viçosa é um orgulho nacional! Considerado o melhor do Brasil, essa iguaria é hexacampeã do Concurso Nacional de Produtos Lácteos e tem um sabor suave e consistência “al dente”, nem muito mole, nem duro demais.
6. iLolay (Argentina)
Ilolay é uma grande marca de laticínios argentina, mas seu doce de leite não é muito conhecido no Brasil. Entre os argentinos, porém, ele é bem popular. Um tesouro ainda não descoberto por nós, mas que merece destaque pelo seu custo x benefício.
7. Aviação (Brasil)
A manteiga Aviação (e a charmosa latinha) é um ícone nacional, mas seu doce de leite, com um pote também característico, merece atenção. Cremoso e suave, tem um sabor “leitoso” e nada enjoativo, muito pelo contrário!
8. Chimbote (Argentina)
Assim como os seus conterrâneos, o Chimbote tem aquela cor escura e consistência bem caramelada. É uma marca “premium” considerada por muitos amantes o melhor doce de leite argentino.
9. Itambé (Brasil)
O doce de leite Itambé é um dos mais populares do Brasil, excelente alternativa para matar a vontade e gastar pouco. Os mais exigentes poderão torcer o nariz, mas olha, não deixe a gourmetização influenciar seu paladar!
10. Los Nietitos (Uruguai)
O doce de leite Los Nietitos não é muito conhecido no Brasil, mas é bastante popular em sua terra natal. Assim como a Conaprole, a marca comercializa também outros laticínios e doces.
+ Leia também: 4 café brasileiros com indicação de procedência.
—
+ Imagem do doce de leite na colher: Brando
Obaaa vou para o Uruguai em Julho e vou comprar 😉 bjss
CurtirCurtir
O doce de leite paraguaio La Pradera e muito melhor que o doce de leite havana
CurtirCurtir
Não conheci o La Pradrea, Cesar. Vou procurar. Obrigado pela dica!
CurtirCurtir
Já provei o lapataia e havanna , mas p mim nenhum bate o leite condensado cozido na pressão rsrs
CurtirCurtir
Oi, Hellen! Sim, o clássico da panela de pressão tem seu valor!
CurtirCurtir
Amoo o doce de leite Viçosa o melhor q ja comi
CurtirCurtir
Buenos dias,
Respecto al Dulce de Leche Chimbote que muestran en esta magnifica selección, me gustaría aclara que este es fabricado por La Franco Argentina en Francia, y distribuido en toda Europa.
Muchas Gracias
Gonzalo Berruezo
LFA
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hola Gonzalo! Entonces hay dos marcas llamadas “Chimbote”? Una argentina y otra francesa?
CurtirCurtir
Já os MuMu e Ritter da vida são muito ruins mesmo… esse Lapataia é genial e custa em torno de 10,00 contra os 3,50 do MuMu… hahahaha…
CurtirCurtir
Onde enco tro essas marcas. Adoro o itambe… mas gosto de conhecer
CurtirCurtir
Veja só minha lista dos 10 Doces de Leite Mineiros para comer antes de morrer:
http://docesdeminas.com/10-doces-de-leite-mineiros-para-experimentar-antes-de-morrer/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá! Fiquei curioso com a lista, mas não consegui abrir no link 😦
CurtirCurtir
Interessante mas é evidente que essa classificação é subjetiva e não resulta de um conhecimento mais amplo dos produtos da região do Mercosul. O doce de leite mais famoso e tradicional do Uruguai,nunca foi nem é, aquele colocado no primeiro lugar. A classificação ignora produtos de maior prestigio da Argentina e do Uruguai que tem sido desconsiderados o ao menos subestimados.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Hugo. Sim, a seleção é subjetiva e não está ordenada do melhor para o “menos melhor” – os doces estão em ordem aleatória. Fiquei curioso, qual é o doce de leite mais famoso e tradicional do Uruguai? Obrigado pelo seu comentário. Abs!
CurtirCurtir
Os melhores doces de leite brasileiros , em termos de sabor , para mim , são o da Itambé (esse mesmo da foto) , da Batavo , da Aviação , o da Coopavel de Cascavel,PR (que nem sei se ainda existe , pois sumiu do mercado aqui na cidade ) e o Tirol . Nesta ordem.
O melhor doce de leite que consumi foi um argentino que vinha num pote ou latinha azul .Não lembro o nome. Não conheço os uruguaios .
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não conheço o da Coopavel e não sabia que a Tirol fazia doce de leite! Obrigado pelo comentário, Jorge!
CurtirCurtir
Pra mim o melhor até hoje foi o aviação de vidro, comprei o conaprole uruguaio e não gostei, depois descobri lendo o rótulo o porquê, ele tem amido, fuja de qualquer produto que contenha amido como ingrediente, recentemente comprei o portal de Cambuí, e caí na mesma cilada, não li o rótulo e, batata: tem o famigerado amido, uma porcaria. o Itambé tam bém é bom.
CurtirCurtir
Acontece que o Aviação tem amido também. O melhor pra mim até agora é o Viçosa, e tem em 3 versões: puro, com coco e com chocolate amargo. Já o Itambé sempre comprei o com chocolate e gostava, mas comprei do puro recentemente, embalagem menor, e não consegui nem comer. Ruim demais, com gosto de doce fuleiro, daqueles bem vagabundos mesmo… Dá até medo de comprar o de chocolate agora de novo…
CurtirCurtir
Olá, Li Viani. Obrigado pelo comentário e pelas dicas. Nunca experimentei estas variações com coco, chocolate…
CurtirCurtir
Comprei o da Havanna e não gostei não. Achei bem sem graça, aliás. Pelo preço, esperava muito mais!
Das marcas argentinas experimentei o Vacalin e o Semillero. Ambos estão anos-luz à frente do Havanna, sendo o Vacalin o melhor dos dois.
Vou procurar por essa marca Uruguaia.
Obrigado pelas dicas!
CurtirCurtido por 1 pessoa
AÍ, SIM !
CurtirCurtido por 1 pessoa
Recentemente tentei postar um comentário falando do conaprole, mas acho que não gostaram do que falei, pois não foi publicado.
CurtirCurtir
Oi, Natan… eu não sou um robô! Às 23h eu já estava dormindo 🙂
Obrigado pelos comentários. Vou provar o Portal de Cambuí; onde vc o encontrou?
Abs!
CurtirCurtir
ah nem.. acho o doce de leite havana muito ruim, só é famoso mas gostoso mesmo eu não acho rsrs o Viçosa dá de mil nele *-* ❤
CurtirCurtir
Viçosa é maravilhoso! Mas os argentinos têm aquele cozimento mais intenso que… mmm, os tornam únicos.
CurtirCurtir
Bom Dia Gui
Quando fores ao Uruguai, não deixe de provar o Doce de Leite NARBONA. Produzido em Maldonado, que fica a cerca de 50 minutos de Punta Del Este. Terás um grata surpresa. Se puderes, não deixe de visitar o local onde é produzido o Doce de Leite, que produz também Vinhos, Queijos e Azeite de Oliva. Segue o Link para já ir curtindo: http://www.narbona.com.uy/pt/
Grande abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá, Jair, tudo bom? Obrigado pela dica valiosa! Visitei o site e achei tudo lindo, de muito bom gosto.
CurtirCurtir
Que bom que gostaste da dica. Peço desculpas apenas por uma informação errada que te passei. O Narbona não é produzido em Maldonado ,mas na cidade de Carmelo. Em Punta del Este é possível visitar o restaurante da vinícola Narbona onde encontrarás também o doce de leite. Em Maldonado é onde são produzidos os Azeites de Oliva Colinas de Garzon. Outro atrativo do Uruguai. Grande abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
OK, sem problema. Amo o Uruguai, já visitei o país algumas vezes. Certamente lembrarei dessa dica. Adoro, azeites tbm.
CurtirCurtir
Não entrou nenhum chileno? O da marca Soprole é meu favorito entre os chilenos.
CurtirCurtir
Oi, Ana Cris, tudo bem? Não conheço os doces de leite chilenos. Consigo achar o Soprole aqui no Brasil?
CurtirCurtir
Olá pessoal. Sei que página não tem esta finalidade, mas aproveito o assunto Doce de Leite para divulgar minhas vendas de Doce de Leite Uruguaio Lapataia que comercializo via Mercado Livre. Quem tiver interesse, podemos enviar para todo o Brasil. Um grande abraço
Segue o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-935864367-doce-de-leite-uruguaio-lapataia-860gr-4-unid-frete-gratis-_JM
CurtirCurtir
Los nietitos ¨Receita Tradicional” pote de vidro foi o melhor doce de leite que comi na vida…sensacional! Muito melhor que lapataia….
CurtirCurtir
Viçosa melhor do mundo….
CurtirCurtir
Quando forem ao Uruguai não deixem de provar os sorvetes artesanais de doce de leite, eles vêm com pedaços de doce de leite, fabulosos.
CurtirCurtir
O melhor considerado pelos argentinos é o La Serenissima. O Ilolay é bem fácil de ser encontrado aqui no Paraná, entretanto, para os paladares argentinos não é muito bom. Mesmo assim é melhor que qualquer doce brasileiro. Aqui no Brasil, o único que se aproxima em qualidade, aos doces argentinos, é o Tirol.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Marcio! Nao conheco o Tirol… é da cooperativa de Treze Tílias (SC)?
CurtirCurtir