10 melhores doces de leite da vida!

dulce de leche
Doce de leite! Quem não ama esta delícia de preparo simples e resultado fabuloso? Os argentinos são os mais famosos, mas Brasil e Uruguai também têm destaque em suas produções. O amor destes três países pelo doce é tanto que o Mercosul criou até um regulamento que estabelece a identidade e os requisitos mínimos de qualidade para a sua fabricação.

Cremoso, sólido ou mole, a recita básica é sempre a mesma: leite fervido com açúcar. Os brasileiros são mais “leitosos” e suaves, já os argentinos e uruguaios têm aquele aspecto quase “queimado”, com sabor intenso. Deu água na boca? Confira, então, a lista com os 10 melhores doces de leite da vida, que você precisa provar antes morrer!

+ leia também: 10 pães brasileiros!

1. Lapataia (Uruguai)
dulce de leche lapataia
O doce de leite Lapataia, de Punta del Este, é o mais famoso do Uruguai, uma grata surpresa quando chegamos desavisados ao “paisito” e nos deparamos com aquelas embalagens malhadas. Consistente, de cor escura, cremoso, intenso! Só a visão dele no pote já cura qualquer mau humor.

2. Havanna (Argentina)
dulce de leche havanna
Havanna é o argentino mais popular entre os brasileiros. E a fama ainda vai longe com ampliação das lojas e quiosques da marca no país. É um doce realmente delicioso, daqueles que parecem ter cozinhado até quase queimar no fundo do tacho.

3. La Salamandra (Argentina)
dulce de leche la salamandra
O Salamandra é mais conhecido fora do que dentro da Argentina. A maior parte da sua produção é comercializada no exterior, incluindo o Brasil, onde é facilmente encontrado em supermercados e delicatessens das grandes cidades e capitais.

4. Conaprole (Uruguai)
dulce de leche conaprole
Conaprole é a maior cooperativa produtora de laticínios do Uruguai. Seu doce de leite, cremoso e de cor escura, é uma excelente opção para quem quer matar o desejo sem gastar muito.

5. Viçosa (Brasil)
doce de leite viçosa
O doce de leite Viçosa é um orgulho nacional! Considerado o melhor do Brasil, essa iguaria é hexacampeã do Concurso Nacional de Produtos Lácteos e tem um sabor suave e consistência “al dente”, nem muito mole, nem duro demais.

6. iLolay (Argentina)
dulce de leche ilolay
Ilolay é uma grande marca de laticínios argentina, mas seu doce de leite não é muito conhecido no Brasil. Entre os argentinos, porém, ele é bem popular. Um tesouro ainda não descoberto por nós, mas que merece destaque pelo seu custo x benefício.

7. Aviação (Brasil)
doce de leite aviação
A manteiga Aviação (e a charmosa latinha) é um ícone nacional, mas seu doce de leite, com um pote também característico, merece atenção. Cremoso e suave, tem um sabor “leitoso” e nada enjoativo, muito pelo contrário!

8. Chimbote (Argentina)
dulce de leche chimbote
Assim como os seus conterrâneos, o Chimbote tem aquela cor escura e consistência bem caramelada. É uma marca “premium” considerada por muitos amantes o melhor doce de leite argentino.

9. Itambé (Brasil)
doce de leite itambe
O doce de leite Itambé é um dos mais populares do Brasil, excelente alternativa para matar a vontade e gastar pouco. Os mais exigentes poderão torcer o nariz, mas olha, não deixe a gourmetização influenciar seu paladar!

10. Los Nietitos (Uruguai)
dulce de leche los nietitos
O doce de leite Los Nietitos não é muito conhecido no Brasil, mas é bastante popular em sua terra natal. Assim como a Conaprole, a marca comercializa também outros laticínios e doces.

+ Leia também: 4 café brasileiros com indicação de procedência.

+ Imagem do doce de leite na colher: Brando

Anúncios

29 comentários sobre “10 melhores doces de leite da vida!

  1. Buenos dias,
    Respecto al Dulce de Leche Chimbote que muestran en esta magnifica selección, me gustaría aclara que este es fabricado por La Franco Argentina en Francia, y distribuido en toda Europa.
    Muchas Gracias
    Gonzalo Berruezo
    LFA

    Curtido por 1 pessoa

  2. Já os MuMu e Ritter da vida são muito ruins mesmo… esse Lapataia é genial e custa em torno de 10,00 contra os 3,50 do MuMu… hahahaha…

    Curtir

  3. Interessante mas é evidente que essa classificação é subjetiva e não resulta de um conhecimento mais amplo dos produtos da região do Mercosul. O doce de leite mais famoso e tradicional do Uruguai,nunca foi nem é, aquele colocado no primeiro lugar. A classificação ignora produtos de maior prestigio da Argentina e do Uruguai que tem sido desconsiderados o ao menos subestimados.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Hugo. Sim, a seleção é subjetiva e não está ordenada do melhor para o “menos melhor” – os doces estão em ordem aleatória. Fiquei curioso, qual é o doce de leite mais famoso e tradicional do Uruguai? Obrigado pelo seu comentário. Abs!

      Curtir

  4. Os melhores doces de leite brasileiros , em termos de sabor , para mim , são o da Itambé (esse mesmo da foto) , da Batavo , da Aviação , o da Coopavel de Cascavel,PR (que nem sei se ainda existe , pois sumiu do mercado aqui na cidade ) e o Tirol . Nesta ordem.
    O melhor doce de leite que consumi foi um argentino que vinha num pote ou latinha azul .Não lembro o nome. Não conheço os uruguaios .

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pra mim o melhor até hoje foi o aviação de vidro, comprei o conaprole uruguaio e não gostei, depois descobri lendo o rótulo o porquê, ele tem amido, fuja de qualquer produto que contenha amido como ingrediente, recentemente comprei o portal de Cambuí, e caí na mesma cilada, não li o rótulo e, batata: tem o famigerado amido, uma porcaria. o Itambé tam bém é bom.

      Curtir

  5. Comprei o da Havanna e não gostei não. Achei bem sem graça, aliás. Pelo preço, esperava muito mais!
    Das marcas argentinas experimentei o Vacalin e o Semillero. Ambos estão anos-luz à frente do Havanna, sendo o Vacalin o melhor dos dois.
    Vou procurar por essa marca Uruguaia.
    Obrigado pelas dicas!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Recentemente tentei postar um comentário falando do conaprole, mas acho que não gostaram do que falei, pois não foi publicado.

    Curtir

  7. ah nem.. acho o doce de leite havana muito ruim, só é famoso mas gostoso mesmo eu não acho rsrs o Viçosa dá de mil nele *-* ❤

    Curtir

  8. Bom Dia Gui
    Quando fores ao Uruguai, não deixe de provar o Doce de Leite NARBONA. Produzido em Maldonado, que fica a cerca de 50 minutos de Punta Del Este. Terás um grata surpresa. Se puderes, não deixe de visitar o local onde é produzido o Doce de Leite, que produz também Vinhos, Queijos e Azeite de Oliva. Segue o Link para já ir curtindo: http://www.narbona.com.uy/pt/
    Grande abraço.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Que bom que gostaste da dica. Peço desculpas apenas por uma informação errada que te passei. O Narbona não é produzido em Maldonado ,mas na cidade de Carmelo. Em Punta del Este é possível visitar o restaurante da vinícola Narbona onde encontrarás também o doce de leite. Em Maldonado é onde são produzidos os Azeites de Oliva Colinas de Garzon. Outro atrativo do Uruguai. Grande abraço.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s