Caminhos Rurais de Porto Alegre

caminhos rurais

A agricultura familiar e o verde da mata atlântica ainda estão presentes em cerca de 30% do território da capital gaúcha, Porto Alegre. Trata-se de uma região, ao sul da cidade, onde pequenos produtores cultivam alimentos agroecológicos e preocupam-se com os remanescentes de matas preservadas. É neste cenário que localizam-se os Caminhos Rurais, uma experiência de turismo de base comunitária, coordenada pela Associação Porto Alegre Rural (POA Rural).

caminhos rurais

A associação foi fundada em 2006 e tem como objetivo oferecer uma nova proposta de turismo, baseada no desenvolvimento sustentável e na agricultura familiar agroecológica. A iniciativa surgiu a partir de um roteiro piloto, desenvolvido por alunos do curso de Turismo da PUC-RS, que buscava oferecer novas alternativas de geração de renda aos produtores que vivem na zona rural do município.

Com o apoio em diferentes parcerias, o projeto ganhou forma e transformou-se nos Caminhos Rurais, que hoje abrange onze bairros. A região concentra uma série de atrativos como meliponicultura, floricultura, pesca, ovinocultura e equinocultura, além de pousadas, trilhas e espaços para eventos.

caminhos rurais

Cerca de 20 associados participam dos roteiros e oferecem espaços para atividades de Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Rural, Turismo Religioso e Esotérico e Turismo de Estudos e Intercâmbio. De acordo com informações da associação, os roteiros mostram a importância de se preservar as áreas rurais, no sentido de se manter a qualidade de vida e também a preservação tanto da flora como da fauna silvestres.

Com esta experiência, a Associação POA Rural busca, sobretudo, promover a integração entre os espaços rural e urbano, possibilitando o convívio dos visitantes com os empreendedores e fomentando o desenvolvimento sustentável das atividades turísticas rurais e dos atrativos da região.

+ Leia também a entrevista que fiz com Isabel Pacheco, presidente da Associação, para o site Marco Social.

+ Imagens: Sítio do Mato

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s