Aplicativo reduz consumo de água em plantações

spin

Com a atual crise da água onipresente nas manchetes dos jornais, muitos olhos se voltaram para a agricultura, que, segundo dados da ONG SOS Mata Atlântica, consome cerca de 70% de água do volume total. Diante desse cenário, quatro jovens mineiros criaram, em 2013, o aplicativo SPinApp, um sistema de monitoramento que otimiza a produção e, de quebra, economiza a água utilizada.

O aplicativo fez tanto sucesso que o grupo ganhou o primeiro lugar na Feira Tecnológica do Inatel (Fetin) e decidiu transformar o trabalho de faculdade em startup, a Sistemas de Plantações Inteligentes (Spin), que entrou para a incubadora do Inatel e foi selecionada pelo Sebrae para apresentar o produto na Campus Party deste ano.

De acordo com um dos sócios, Vitor Ivan D’Angelo, o aplicativo é voltado para produtores dinâmicos que desejam aumento de produtividade aliado à sustentabilidade e respeitando o meio ambiente. O SPinApp deve estar no mercado oficialmente a partir de junho. O preço ainda está em definição.

O foco não está apenas nos grandes e médios produtores. A empresa diz que está em busca de estratégias que atinjam as necessidades de pequenos agricultores por meio de cooperativas e do uso coletivo do sistema.

Como funciona o aplicativo?
O produtor adquire a ferramenta e define qual alimento cultiva, para calibrar o sistema com as informações específicas dessa cultura. Em seguida, uma equipe da startup vai até a propriedade e instala uma estação meteorológica.

A partir daí, o agricultor poderá acompanhar as condições climáticas em tempo real e receberá informações que o ajudarão na tomada de decisões. Os dados sobre a quantia exata de água necessária para regar um determinado vegetal também estarão no aplicativo, reduzindo, assim, o desperdício de irrigações exageradas ou desnecessárias.

+ Imagem: Divulgação
+ Com informações do site Quem Inova.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s