Maravilhas Gastronômicas 2015 está chegando!

maravilhas gastronômicas do rio

“Coma lentamente, saboreie com reflexão”. Brillat-Savarin

Está chegando uma das mais saborosas premiações do estado do Rio. Em sua terceiras edição, o prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro mantém seu compromisso em revelar os sabores fluminenses que vão além da capital e valorizar a cultura do gosto regional.

Este ano, a inspiração vem do gastrônomo francês Jean Anthelme Brillat-Savarin, autor do livro “A Fisiologia do Gosto”, que completa 190 anos em 2015. A obra é considerada a certidão de nascimento da gastronomia.

Nesta edição, o prêmio apresenta 12 categorias, definidas a partir do contexto sócio-econômico, ambiental, histórico e cultural do estado. São elas: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas, Doces e Compotas, Embutidos, Laticínios, Mel, Pastas e Patês, Queijos e Da Terra.

A antiga categoria de Conservas e Patês foi desmembrada em duas, com o intuito de valorizar e distinguir a variedade e características dessas produções. Os patês agora estão agrupados com as pastas. E a crescente fabricação de linguiças e salsichas no estado demandaram a inclusão da categoria de Embutidos.

Além da premiação dos produtos, o Maravilhas RJ homenageia a Instituição e a Personalidade que se destacaram entre o ano de 2014 e 2015 no segmento gastronômico fluminense, que serão escolhidos pelos consultores/colaboradores e Comissão Organizadora.

Na avaliação, além do voto popular pela internet os finalistas de dez categorias serão submetidos à avaliação dos consultores/colaboradores por intermédio de degustações, à exceção de Da Água e Da Terra. Os vencedores serão eleitos levando-se em consideração o sabor, o contexto social, histórico, econômico e cultural, além do conhecimento do consultores para cada categoria.

O prêmio acontecerá em três etapas:

1) Junho: divulgação da lista de indicados previamente selecionados pela Comissão Organizadora com a abertura para novas inscrições do público e indicação dos consultores; 2) Julho: divulgação da lista de finalistas; 3) Agosto a Outubro: votação popular pela internet e período de degustação para consultores. A cerimônia de premiação será realizada em dezembro.

O Maravilhas RJ é idealizado pelo jornalista Chico Junior, escritor, pesquisador da gastronomia brasileira e autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”. O projeto, em 2015, tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do SENAC RIO.

Anúncios

Um comentário sobre “Maravilhas Gastronômicas 2015 está chegando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s