Mutações: um “hub sustentável” na zona Sul do Rio

mutações

Cravado no bairro do Humaitá, estrategicamente espremido entre Botafogo e Lagoa, a loja Mutações é uma espécie de “hub sustentável” que reúne num só lugar objetos de decoração, roupas, cosméticos, papelaria… tudo feito a partir de materiais reaproveitados ou de forma sustentável. O espaço também abriga um delicioso bistrô, o Café do Largo.

A ideia começou a ser germinada em 2008 quando as amigas Julia Merquior e Mariana Arruda perceberam que faltava na cidade um local que reunisse essa nascente linha de produtos que vão além das cifras, mas levam em consideração também aspectos sociais e ambientais em sua produção.

mutações

“Como tínhamos o interesse em comum sobre temas ligados a sustentabilidade, além do desejo de empreender, passamos um bom tempo formatando o que hoje seria a Mutações”, explica Mariana.

O estalo se deu quando ela fez uma viagem para Londres e teve contato com muitas iniciativas inovadoras. No mesmo período, Julia foi para a Buenos Aires e descobriu uma cidade com uma cultura de reaproveitamento e preservação muito consolidada.

mutações

De volta ao Brasil e cheia de inspiração, a dupla montou e inaugurou a “Mutações – Consumo responsável” em dezembro de 2009. A primeira leva de produtos sustentáveis foram selecionados a partir de um catálogo pessoal que a Mariana já colecionava.

˜Quando nos reencontramos para discutir o conceito da loja estávamos tão empolgadas que não poderíamos adiar mais. Se não seguíssemos com a ideia no peito e na raça, nunca abriríamos a Mutações”, lembra Julia.

mutações

O início, como era de se esperar, não foi fácil. Julia tem formação em dança e Mariana em administração. As duas nunca tinham trabalhado com comércio e bateram muito a cabeça, mas contaram com a ajuda do “marketing boca a boca” dos amigos e dos parceiros da Rede Asta.

Além disso, o país vivia um momento em que a temática da sustentabilidade estava em alta e uma parcela cada vez maior das pessoas estava se interessando por produtos sustentáveis.

mutações

“O que nos ajudou bastante a promover a loja foram as palestras, exposições, cursos e eventos com temas afins. Nós consolidamos a nossa proposta e fugimos do rótulo de ser uma lojinha de artesanato ou brechó”, destaca Julia.

O Café do Largo também virou hit e seu menu natural e orgânico, de primeiríssima, já é referência para os fãs de alimentação saudável.

mutações

(Indicação deste que vos escreve: não deixem de provar a torta de banana! Ganhou nota 10 no meu ranking).

Todos os produtos comercializados passam pelo crivo da dupla que, como requisito, selecionam somente itens que atendam ao famoso tripé da sustentabilidade e levam em conta os aspectos econômicos, ambientais e sociais envolvidos na produção daquele bem.

Inicialmente, o acervo era bem abrangente, com produtos vindos dos quatro cantos do país. Hoje, além dos fornecedores tradicionais, a dupla dá preferência aos produtores locais, facilitando a logística e privilegiando o conceito do “quilômetro zero”, ou seja, itens produzidos e comercializadas o mais próximo possível do consumidor.

+ Imagens: selecionadas dos álbuns do Facebook da Mutações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s