Saberes rurais registrados em cadernos

milho crioulo

Na semana passada, conheci uma iniciativa muito legal do publicitário Théo Bratfisch, batizada de Saberes Rurais & Ruralidade. Trata-se de um projeto de estudos que tem como objetivo registrar os saberes rurais do homem do campo como bens imateriais a serem atribuídos como patrimônio ao distrito rural de Bueno de Andrada, em Araraquara, no interior de São Paulo.

Para marcar o desenvolvimento do Saberes, Théo fez a entrega simbólica de um caderno do projeto ao escritor Ignácio de Loyola Brandão que, convidado para resenhar sobre o tema, se disponibilizou para desenvolver o prefácio do material.

Ignacio-Loyola-Brandao-Theo-Bratfisch

O projeto funciona assim: pequenos produtores da região recebem kits com caderno e material escolar para descreverem seus conhecimentos de próprio punho e fazerem suas ilustrações. O material produzido será digitalizado e incorporado ao processo de inquérito civil público junto ao IPHAN, com acompanhamento do Ministério Público Federal, em andamento.

Além do registro da ruralidade dos modos de fazer receitas culinárias, serão coletados histórias, relatos de experiências, superstições, lendas e cantigas, enovolvendo também participantes que tenham pouca escolaridade. A Câmara Municipal de Araraquara está apoiando a iniciativa ao disponibilizar o registro videográfico solicitado pelo IPHAN.

Para Théo, a atividade turística no meio rural possui importância além dos argumentos que giram em torno da geração de empregos e renda, com capacidade incontestável de movimentar grupos sociais e toda uma comunidade.

“O meio rural se torna obra de arte viva, resultante das características geográficas, dos fatos históricos e das influências culturais, além de toda uma gama de detalhes que tornam sua paisagem significativa e a experiência turística enriquecedora, promovendo a integração social entre visitantes e visitados e formatando produtos de qualidade, capazes de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional”, destaca.

+ Imagem: Flickr.

Anúncios

Um comentário sobre “Saberes rurais registrados em cadernos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s