O que é Agroecologia?

agroecologia
Horta no formato mandala, muito popular em modelos agroecológicos

A agroecologia é uma ciência ainda jovem, com várias conceituações em construção. Uma delas aponta que essa disciplina pode ser entendida como uma nova abordagem da agricultura, que integra aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos na avaliação de técnicas sobre a produção de alimentos e a sociedade como um todo. Em resumo, trata-se de um estudo da agricultura a partir de uma perspectiva ecológica.

Também defende-se que a agroecologia pretende sistematizar os esforços em produzir um modelo agrícola abrangente, baseado no tripé da sustentabilidade – que seja socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Tal conceito consolidou-se na Eco 92, no Rio de Janeiro, quando foram lançadas as bases para um desenvolvimento sustentável no planeta.

De maneira ampla, a agroecologia baseia-se na ideia de que os ecossistemas possuem todos os meios internos necessários para se autorregularem. Por exemplo, em uma propriedade diversificada, para cultivar a terra e também criar bovinos, o produtor deve manipular este ambiente com suavidade e naturalidade, sempre levando em consideração a biodiversidade, a cultura local, as tradições regionais e a sazonalidade.

Para Miguel Altieri, professor da Universidade de Berkeley, e um dos principais estudiosos do tema, a agroecologia é uma disciplina fortemente influenciada pela “ciência camponesa tradicional”, pois nela os sabres tradicionais são reconhecidos como verdadeira ciência, com a mesma dignidade que as demais áreas de conhecimento relacionadas.

miguel_altieri
Miguel Altieri, professor de agroecologia da Universidade de Berkeley

Segundo Altieri, a agroecologia procura uma matriz comum de diálogo entre reinos diversos, saberes tradicionais e a ciência ocidental, colocando-os no mesmo nível, ou seja, não “trata-se de demonstrar o valor dos conhecimentos camponeses por meio de métodos científicos, mas de inter-relacionar as diferentes noções para que sejam usadas em situações específicas”.

Pode-se dizer ainda que a agroecologia recupera a compreensão holística do meio rural, descartada pela ciência e ainda bastante importante entre as populações tradicionais. Nesta nova disciplina, a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza e rica em diversidade, plantas, animais, micro-organismos, minerais e infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do nosso planeta. Por isso é impossível falar de agroecologia sem pensar em diversificação das propriedades rurais.

saf
Sistema agroflorestal, integra a produção à diversidade local

A agroecologia engloba outras ramificações e especializações, como agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, sistemas agroflorestais, entre outras. Independente da corrente, a principal vantagem de tais sistemas é que, de maneira geral, eles têm demonstrado que é possível produzir gerando pouco impacto ao meio ambiente, propiciar a renovação do solo, facilitar a reciclagem de nutrientes, utilizar recursos naturais de forma racional e manter a biodiversidade.


+ Para saber mais:
Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA)
Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta)
Miguel Altieri


+ Imagens:
Horta mandala
Miguel Altieri
Sistema Agroflorestal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s