Sobre comidas do meu Brasil

beiju.jpg
O amigo Jim Shattuck, do Projeto Papa Goiaba (ainda falarei sobre esta iniciativa aqui), indicou um texto bem bacana do site Litera Tortura, entitulado Comidas do meu Brasil, de Gabriel Inácio Luz. Achei uma reflexão bem bacana e ele levanta vários pontos, como os novos hábitos alimentares do brasileiro, preservação da culinária tradicional, gourmetização etc.

A inspiração deste “artigo” foi a leitura do Manifesto Regionalista de Gilberto Freire, onde Freire analisa a “queda” da cultura local perante a cultura estrangeira, focando principalmente na culinária. 

Gostei do artigo, pois me fez pensar em algumas coisas… acho que não acredito muito em preservação da culinária, pois ela está sempre em transformação, sempre mudando. Tatu, formigas, tartarugas podem ser exóticos hoje, mas no Brasil colônia faziam parte da dieta básica de muita gente… e aí? Por outro lado, como diz Carlos Alberto Dória, sabores que habitam a alma do povo sobrevivem sempre. Não à toa, estes três exemplos não tornaram-se lenda e são ainda consumidos até em algumas regiões do país.

Além disso, o famigerado raio gourmetizador não é só do mal. Ele tem servido também para valorizar e popularizar ingredientes e pratos associados a um “DNA brasileiro”. De fato, hambúrgueres e brownies dominam feirinhas gastronômicas e food trucks da vida, mas a dobradinha, a rabada, o quindim e o brigadeiro estão presentes também. Qualidade, criatividade e preços praticados são outros quinhentos… mas pense nisso…

Temos que parar com essa mania de protecionismo bobo. Uma coisa não anula a outra. Temos, sim, que catalogar, valorizar, proteger e celebrar o que é nosso. Por ourto lado, temos também que continuar abertos ao novo, ao estranho, ao diferente…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s