Dan Barber e o futuro da alimentação

dan

Dan Barber é f*da! Até pouco tempo atrás, eu não sabia quase nada sobre este estrelado chef norte-americano, responsável pela cozinha do Blue Hill e um dos precursores do movimento “do campo à mesa”. No final do ano passado, porém, aprofundei meu contato ao assistir o Chef’s Table, no Netflix, mas não sei… não me encantei com a sua história e personalidade: frio, tecnicista, pouco cativante – diferente dos sedutores Massimo Bottura ou Francis Mallmann, também retratados na série.

Por coincidência (ou seria providência?), algumas semanas depois, recebi uma cópia do Terceiro Prato, primeiro livro do Barber, para uma resenha para o blog da Junta Local. E aí, sim! Devorei as 400 e tantas páginas e me apaixonei por ele. O cara é bom demais! Além de excelente chef (imagino, né? nunca comi sua comida), Barber é um pesquisador aficionado, que vai muito – mas muito mesmo – além das panelas em busca de uma compreensão profunda sobre a nossa relação com a natureza e os alimentos que consumimos.

Logo abaixo, compartilho com vocês três vídeos. No primeiro, mais recente, ele fala sobre “O Terceiro Prato” (em inglês apenas). Na sequência, incluí duas apresentações dele para o TED (com legendas em português), em 2008 e 2012, sobre a descoberta de um fazendeiro espanhol que produz foie gras respeitando o bem-estar dos animais, e o outro sobre questão da pesca predatória e um modelo de criação inovador, também na Espanha, respectivamente. Claro, não custa lembrar que ambas vão além da produção sustentável e são verdadeiras reflexões sobre o futuro da nossa alimentação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s