Maya Pedal: muito mais que bicicletas!

blender

Transformar restos de bicicletas em tecnologias sustentáveis. Este é o objetivo do Maya Pedal, uma ONG da Guatemala, com base no município de San Andrés Itzapa. Através de doações de vários países, a organização reforma e revende bicicletas usadas, ou as transformam em Bicimáquinas, construídas a partir de peças descartadas, concreto, madeira e metal. A tecnologia permite que pequenos agricultores e pessoas de recursos escassos tenham acesso uma alternativa que facilita o trabalho no campo e a rotina doméstica.

Os trabalhos do Maya Pedal começaram em 1997, através de um projeto da ONG canadense PEDAL. Em 2001, uma associação foi fundada e a iniciativa passou a ser gerida por um grupo local, liderado pelo engenheiro Carlos Marroquin. Fáceis de usar, as Bicimáquinas podem ser convertidas em bombas d’água, moinhos, moedores, debulhadores, liquidificadores, entre outras funções. Além de serem 100% sustentáveis, pois não consomem energia nem geram poluição, as tecnologias ainda estimulam a prática de exercício saudável, pois são movidas pela força humana, através de pedais.

Bicibomba_01

A ONG mantém uma oficina-escola composta por moradores da região e voluntários de todo o mundo. Nela, os participantes atuam na construção de Bicimáquinas e oferecem serviços de conserto e revenda de bicicletas remodeladas. Os voluntários, além de aprender a construir a tecnologia, também atuam em pequenas comunidades, orientando pequenos produtores a implementar e utilizar as máquinas.

Os tutoriais dos modelos mais populares estão disponíveis para download no site da organização. A ideia é promover os projetos em escala global, transformando a ONG em um centro de pesquisa, desenvolvimento e informação, contribuindo a sustentabilidade da agricultura familiar através de uma tecnologia replicável em diferentes contextos realidades do campo.

  • Esse post foi escrito por mim originalmente para o site Marco Social.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s