9 pratos que são Patrimônio da Humanidade

Gastronomia é patrimônio. É cultura que se serve à mesa e alimenta não só nossos corpos, mas a nossa identidade. Foi reconhecendo esse valor que a UNESCO, desde 2008, passou a incluir em sua lista de patrimônios imateriais as comidas típicas de determinados países e regiões. Mas não trata-se de um reconhecimento do prato pelo seu sabor. Para os avaliadores, o que conta mesmo é todo o processo, “a prática e a arte” e o preparo de alimentos que merecem ser salvaguardados para a posteridade. Em seis edições, a UNESCO já incluiu nove tradições culinárias em sua seleção. Conheça cada um deles aqui:

1. Comida mexicana ao estilo Michoacán

comida-mexicana
Imagem: Prensa Mex

Os pratos tradicionais mexicanos conseguiram entrar na lista não apenas por sua mistura rica de ingredientes, mas porque representam um “modelo cultural integrado” que inclui aspectos da agricultura tradicional, práticas rituais e costumes ancestrais, conforme destacou a UNESCO. O trabalho de coletivos de cozinheiros da região de Miochacán foi fundamental para empurrar a alavancar a candidatura da proposta mexicana, eleita patrimônio imaterial da humanidade em 2010.

 

2. Kimchi da Coreia do Norte

SUra-Korean-Cuisine-Koreas-Greatest-Food-Kimchi-Blog
Imagem: Sura

O kimchi da Coreia do Norte é um prato que inclui vários legumes fermentados, especialmente repolho, temperados com especiarias e frutos do mar. Será, a confirmar-se, o novo prato a integrar a lista. Contudo, a versão do sul-coreana já integra o time de alimentos da UNESCO. O kimchi resulta de uma longa tradição social onde as comunidades o preparam durante o verão para que ele se conserve durante o inverno.

3. Pão de gengibre croata

croatia_unesco_intangible_heritage_gingerbread_craft_from_northern_croatia_005
Imagem: Croatia.hr

O pão de gengibre é uma tradição croata que remonta ao período da Idade Média. Os biscoitos eram assados em mosteiros e depois nas casas de artesãos, sobretudo no norte da Europa. A receita inclui ingredientes simples como farinha, açúcar ou especiarias, mas o que a distingue são as decorações. Algumas delas têm tradição religiosa .

4. Washoku japonês

was
Imagem: Jojoscope

Falar de washoku é falar de culinária japonesa, incluída na lista em 2014, reconhecida pelo espírito da tradição e baseado no respeito e na utilização sustentável dos recursos naturais. O arroz, peixe, legumes e plantas comestíveis são os principais ingredientes dessa tradicional cozinha.

5. Café turco

Turkish-Food_Street-Food_Turkish-Coffee-3
Imagem: Omnivore’s Cookbook

O café turco é feito em jarras de cobre, através de um lento processo que passa por técnicas de marinar e descansar o café. Ele é denso, espumoso, doce e é servido em copos pequenos. É também o símbolo de toda uma cerimônia de se estar à mesa. A UNESCO reconheceu-o como símbolo de hospitalidade, de amizade, requinte e entretenimento.

6. Lavash da Armênia

armenialavash
Imagem: Adough Lavash House

Lavash é um pão de trigo armênio preparado por vários grupos de mulheres de várias gerações, de uma mesma família. A mistura de farinha de trigo é amassada, enrolada em finas camadas e depois, esticada. No final, a massa é batida contra as paredes de um forno de barro. As fatias de lavash são também colocadas ao ombro do noivo e da noiva, no casamento, em sinal de fertilidade e prosperidade.

 

7. Dieta Mediterrânea

Vegetables,herbs and spices for Italian food
Imagem: ZME Science

A cozinha mediterrânica atravessa países como Portugal, Espanha, Marrocos, Itália, Croácia, Chipre ou Grécia e é tida como uma dieta saudável, que assegura um compromisso com a longevidade. A diversidade de ingredientes, como azeite, legumes, queijos, peixes  e cereais é reconhecida mundialmente. O título foi conquistado também pelos símbolose rituais ligados às colheitas, pesca, preparo, partilha e consumo dos alimentos.

8. Mastiha de Chios

masticpowder
Imagem: Intelligent Horsecare

A Mastiha é cultivada na ilha grega de Chios e fornece uma resina translúcida que fica dura quando é seca ao sol. É utilizada para inúmeros fins. Tem propriedades medicinais, mas é também uma goma que se pode incorporar em bebidas, doces, gelados ou molhos devido à sua textura gelatinosa.

 

9. Gastronomia gourmet da França

Jacques_Lameloise_DSCF6580
Imagem: Arnoud 25

“A refeição gastronômica na França é uma prática social que serve para comemorar momentos importantes na vida dos indivíduos e grupos”, afirmou a UNESCO. Em 2010 a tradição que leva à mesa uma grande seleção de vinhos e de queijos passou a integrar a lista. A UNESCO enfatizou a tradição gastronômica como um elemento de coesão em torno da mesa e também a cuidadosa seleção de ingredientes para confeccionar tais pratos.

+ Com informações do site da BBC, traduzido para o português pelo blog Caipirismo.

 

Anúncios

3 comentários sobre “9 pratos que são Patrimônio da Humanidade

  1. Gostaria de saber de qum mais esses pratos poderiam ser, se não da humanidade? Porque os animais não ligam muito pra isso, inclusive são partes dos pratos…e os alienígenas ainda não deram as caras por aqui….Logo, eu me pergunto: esse título não é meio redundante? não é óbvio que que todos esses pratos, automaticamente sejam patrimonios da humanidade?? (crítica construtiva)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fala, Daniel! Sugiro que você entre em contato com a Unesco e leve esse questionamento até eles. Além dos pratos, tbm temos os patrimônios históricos, culturais, imateriais… todos “da humanidade”. Vou dar um spoiler: a Unesco lista tudo isso pq ela considera estes bens relevantes não só para as pessoas das regiões aonde eles estão inseridos, mas pq são importantes para todos nós… seres humanos 🙂

      Visite o site da Unesco e informe-se melhor! Pode ser divertido e construtivo para seu conhecimento geral!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s