3 perguntas para Adriana Oppenheim (Orgulho Xepa)

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Apaixonada por feiras livres desde a infância, Adriana Oppenheim, diretora da agência Oppen Content, trouxe este costume para a vida adulta, optando sempre por fazer as compras em quitandas, entrepostos, armazéns… a paixão é tanta que, sempre que viaja, as visitas aos mercados e o contato direto com pequenos produtores é programa obrigatório no roteiro! Preocupada com a qualidade da sua alimentação em casa, Adriana começou a pesquisar sobre a sazonalidade dos alimentos e receitas vegetarianas fora do comum. Esse foi o pontapé inicial para que um projeto, inicialmente pessoal, se transformasse no Orgulho Xepa, um site que promove o consumo de pratos frescos, sazonais e criativos! Confira o bate-papo que tive com ela via e-mail:

1. Por que é tão relevante repensar e discutir sobre as nossas escolhas alimentares?
Estamos chegando no limite da forma atual desse planetinha surrado alimentar tantos bilhões de bocas. Estamos esgotando recursos naturais, como o solo e a água, vendo como isso afeta a sobrevivência de pessoas, profissões e comunidades, e a nossa saúde no embalo. Comida artificialmente barata virou sinônimo de custo alto para a saúde e o meio ambiente. Como disse o chef Alain Ducasse, precisamos aprender uma maneira de comer mais amigável, modesta, adaptada ao meio ambiente, e não o contrário. A indústria alimentícia, o marketing e o comércio influenciam nossas escolhas como consumidores, mas o contrário também é verdadeiro. A demanda aumentou e os orgânicos se transformaram em um bom negócio, por exemplo.

2. O que é preciso para que o consumo de alimentos frescos, sazonais e sustentáveis tornem-se realmente acessíveis e não somente uma excentricidade da classe média urbana?
Acessível é uma palavra interessante. Nos faz pensar em preço, mas aqui em plena São Paulo existe uma questão de acesso físico mesmo. As regiões centrais têm uma oferta incrível de produtos frescos, entre feiras livres, mercadões, sacolões e supermercados. Ao redor da capital, o cinturão verde abastece tudo isso. Mas a periferia, que fica espremida entre o centro abastecido e o cinturão que abastece, é carente de comércio de produtos frescos de qualidade. Além disso, os preços são altos, o que é uma ironia, pois estão mais próximas ao cinturão. Muitos fatores influenciam o estado das coisas, culturais e de mercado. O varejo vai onde existe demanda, então acho que precisamos trabalhar essa demanda. Por enquanto, quem mora na periferia e quer qualidade, precisa se deslocar para achar o produto bom a preço decente.

A missão do Orgulho Xepa é mostrar que a cozinha com produtos frescos (a tal da comida de verdade) pode ser deliciosa, variada, atraente e acessível. Comer bem sai mais caro do que comer mal? Claro, mas não precisa ser por muito, sem falar no fato comprovado de que a alimentação saudável significa menos gastos com saúde. No site, facilitamos o acesso à informação sobre os produtos da época, com melhor preço e qualidade. Além disso, eles são os ingredientes principais das nossas receitas, e combinados com grãos nutritivos comuns da despensa, cabem no bolso.

3. Qual é a receita pesquisada e testada no blog que mais surpreendeu você até agora?
São várias, mas adoro quando conseguimos identificar paixões. Pimenta é uma delas, um culto. Foi uma delícia publicar o post com 3 receitas de molhos de pimenta de diferentes partes do mundo e observar as conversas. Outra receita que fez muito sucesso foi a de um prato israelense à base de ovos, outro objeto de paixões, chamado Shakshuka. E nos divertimos muito com um post sobre a capacidade genética se gostar ou odiar Coentro, publicado na página do Facebook. Ninguém ficou indiferente.

.  .  .

+ Imagem: divulgação.

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