Cerveja inglesa é feita com sobras de pães que iriam para o lixo

toast

A Toast Pale Ale é uma cervejaria inglesa diferente: ela dá nova vida a pães que iriam direto para o lixo. A empresa corta, torra e amassa os pães para fazer farinha de rosca e incluí-la no processo de fermentação. O pão torrado acrescenta notas de caramelo que conferem um sabor maltado semelhante ao das cervejas Amber Ales.

A Toast Pale Ale foi premiada recentemente como “melhor novo conceito” pelo FoodBev Awards e também elogiada pelo chef de cozinha Jamie Oliver. O inglês Tristram Stuart é o responsável pela concretização do projeto. Ele é autor do livro Waste: Uncovering the Global Food Scandal, obra que chama atenção para o desperdício de alimentos e foi indicada ao prêmio James Beard Foundation Awards.

toast2

Os pães vêm de fontes como padarias artesanais e fabricantes de sanduíches e, segundo um dos responsáveis pelo projeto, Andrew Schein, o sabor não varia muito de acordo com o tipo de pão, por isso, tanto o branco, quanto o escuro ou integral são aproveitados no processo de fabricação.

De acordo com a empresa, quase metade (44%) do pão produzido no Reino Unido é jogado fora ao longo da cadeia de fornecimento. Padarias têm, frequentemente, sobras de pão no final do dia. A demanda é afetada por muitos fatores, incluindo o tempo ou descuido no gerenciamento de estoque.

7W0A73751-1024x683

Os supermercados também são responsáveis por muito pão indo parar nas lixeiras, por terem passado da validade, embora ainda sejam perfeitamente comestíveis. Os fabricantes de sanduíche, por sua vez, costumam descartar a primeira e ultima fatia no preparo dos sanduíches. E tome mais pão no lixo!

Os lucros obtidos com a venda das cervejas são revertidos para a Feedback, organização que combate o desperdício de alimentos,  com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e melhorar o valor social do sistema alimentar. Além disso, em uma atitude open source, a Toast incentiva que mais pessoas transformem restos de pães e cervejas e disponibiliza a receita completa para quem tiver interesse em experimentar em casa.

.  .  .

+ Com informações do site eCycle.

Anúncios

Um comentário sobre “Cerveja inglesa é feita com sobras de pães que iriam para o lixo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s