3 perguntas para Rodrigo Veraldi Ismael

rodrigoveraldiismael

Já faz algum tempo que eu acompanho o trabalho de Rodrigo Veraldi Ismael, proprietário do Viveiro Frutopia e do Restaurante Entre Vilas, em São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo. Em sua propriedade, Ismael cultiva uma infinidade de frutas vermelhas, pêssegos e ameixas, além de oliveiras para a fabricação de azeite e uvas para a produção de vinho artesanal, batizados também de Entre Vilas. O restaurante, vale mencionar, tem como missão levar à mesa os sabores típicos do campo, através de produtos locais, oriundos da fazenda, e também de pequenos agricultores da região.

Não satisfeito com a pluriatividade do seu negócio, há alguns anos ele resolveu cultivar lúpulo de forma experimental e não é que o negócio vingou e a primeira colheita de uma variedade brasileira foi realizada há poucos meses! Além disso, recentemente, as portas do viveiro foram abertas e os interessados em conhecer a dinâmica da fazenda já podem agendar visitas guiadas com a orientação do próprio Rodrigo. Não é de se admirar que a propriedade tenha se tornado uma referência em agroturismo na região da Serra da Mantiqueira. Confira o bate-papo que tive com ele e saiba mais sobre seus projetos.

1. Hoje, além do viveiro, você também especializou-se no plantio de uvas malbec e shiraz, para produção de uvas e vinhos de altitude, e agora o lúpulo brasileiro. Como surgiu a ideia de implementar estas novas culturas?
Em 2005, eu havia iniciado o plantio de uvas viníferas por pura teimosia, contra a indicação de muita gente. Logo depois, já em 2009, comecei a colher as minhas primeiras uvas, que viraram vinhos… mas confesso que no começo eles eram um tanto quanto esquisitos. Essa iniciativa, porém, gerou um apelo muito grande, do “vinho produzido na Mantiqueira”. Muita gente queria provar e essa foi a deixa, inclusive, para montarmos o restaurante. Neste mesmo período, eu também já tinha colhido alguns resultados do plantio do lúpulo. Porém, somente em 2014, quando alcancei resultados satisfatórios a partir de uma variedade selecionada na propriedade, a Baden Baden, de Campos do Jordão, me procurou e iniciamos este projeto de sucesso com o lúpulo brasileiro.

2. Além das atividades agrícolas e de agroindústria, você também toca o restaurante Entre Vilas. Como tem sido a experiência de administrar um estabelecimento que utiliza apenas ingredientes locais em seu cardápio?
Abrir o Entre Vilas foi como criar uma empresa dentro de outra empresa! Depois de estabelecermos o Viveiro Frutopia, que contempla a parte agrícola da propriedade, como viveiros e produção, criamos o Entre Vilas como um espaço que oferece a experiência da gastronomia, além da venda dos produtos transformados, como o nosso azeite, vinhos, geleias e também os produtos regionais que compramos dos produtores vizinhos, dentro de um raio de 80 km. No Entre Vilas, servimos uma sequência de pratos, como em um “menu degustação”, onde quase todos os ingredientes são produzidos no Frutopia, ou nas imediações. Assim, estimulamos a economia local e valorizamos o trabalho de pequenos produtores de queijos, doces, frutas, legumes e bebidas.

3. A sua propriedade acabou se tornando referência em agroturismo. Como é consorciar a rotina da fazenda às visitas guiadas, restaurante e demais atividades?
Nós abrimos o restaurante somente nos finais de semana, para que nos demais dias as atividades possam ser conduzidas sem as interrupções que o agroturismo demanda, como os passeios e visitações. Assim, durante a semana , trabalhamos com a tranquilidade que a agricultura requer, mas estamos, mesmo assim, tendo que nos aprimorar. Como não tenho guias, esta tarefa é um pouco cansativa, pois eu acabo fazendo sozinho as recepções. Mas tudo nos leva a crer que, em breve, teremos uma equipe treinada para receber e orientar as visitações.

.  .  .

+ Imagem: divulgação.

 

Anúncios

3 comentários sobre “3 perguntas para Rodrigo Veraldi Ismael

  1. Bom dia meu nome é marcos fiquei muito enteresado Em produzir lupulos voce vende sementes ou risomas de lupulos por favor entre em contato comigo 37 .9.91459720 obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s