Ernst Götsch e a Agricultura Sintrópica

ernst.jpg

Você sabe o que é uma agrofloresta? O trabalho que o suíço radicado no Brasil, Ernst Götsch, faz no sul da Bahia é absolutamente impressionante! Ele desenvolve técnicas de recuperação de solos por meio de métodos que impulsionam a regeneração natural das florestas, de forma minimalista e com muita observação e conhecimento.

Hoje, depois de mais de 30 anos de trabalho, 480 hectares de terras degradadas foram recuperadas e Götsch elaborou um conjunto de princípios e técnicas que viabilizam integrar produção de alimentos à dinâmica de regeneração natural das matas, batizado de Agricultura Sintrópica.

Com esta proposta inovadora, Ernst constatou que, além das colheitas abundantes em um solo antes morto, um microclima passou a se desenvolver na fazenda, com 14 nascentes de água recuperadas e uma rica fauna que voltou a povoar a região. Desde então, o modelo de Agricultura Sintrópica tem sido disseminado e adaptado a diferentes regiões e climas.

O belíssimo vídeo abaixo é fruto Projeto Agenda Götsch, a partir do qual dois jornalistas, Dayana Andrade e Felipe Pasini, visitaram a fazenda de Ernst para registrar conceitos, implantações e manejos do agricultor. No site do projeto, exitem outros vídeos que tem como objetivo ajudar produtores de todo o mundo a adotar técnicas agrícolas verdadeiramente sustentáveis.

Vida em Sintropia foi uma edição feita especialmente para ser apresentada em eventos na COP21, realizado em Paris no ano passado, com um compilado de experiências expressivas em Agricultura Sintrópica, em imagens e entrevistas inéditas.

Anúncios

Um comentário sobre “Ernst Götsch e a Agricultura Sintrópica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s