Goiaba do Paraná agora tem terroir

goiaba

Agricultores familiares do território Norte Pioneiro do Paraná que cultivam a Goiaba de Carlópolis estão em clima de festa. A famosa fruta da região agora integra o seleto grupo de produtos reconhecidos pelo registro de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a produtos ou serviços reconhecidos pela qualidade ou tradição inerente a uma determinada região. No Brasil, este reconhecimento é dividido em duas categorias: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO).

+ Leia também: 4 cafés brasileiros com indicação de procedência.

Gastrônomos diriam que a Goiaba de Carlópolis agora tem terroir! Trata-se do conceito francês que define uma relação mais íntima entre um gênero alimentar e o seu solo, microclima, localização, a cultura local e o trabalho de agricultores e produtores que o cultivam ou beneficiam. Queijos, vinhos e cafés são alguns dos exemplos mais conhecidos de alimentos “com terroir”.

No Norte Pioneiro, a IP foi concedida à Associação dos Olericultores e Fruticultores de Carlópolis (APC), que abrange os municípios de Carlópolis e Ribeirão Claro. De agora em diante, para ter a goiaba reconhecida como IG, os produtores deverão cumprir normas específicas de embalagem, rotulagem, acondicionamento e transporte, processo produtivo e segurança alimentar, além de responsabilidade social e ambiental, entre outros atributos.

A valorização da Goiaba de Carlópolis legitima o trabalho de centenas de trabalhadores rurais, promove o agroturismo e possibilita a abertura de novos canais de comercialização, além de preservar as técnicas de cultivo e sabor único dos frutos.

.  .  .

+ Imagem: Informe Policial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s