Sítio Família Lorenção [Agroturismo Capixaba]

Prosseguimos na rota do Agroturismo Capixaba, dessa vez, experimentando as delícias do Sítio Família Lorenção, que tem o socol como o grande destaque.

cacilda-lorenzao

Você sabe o que é socol? O nome é diferente, mas o seu sabor é único! Trata-se de um embutido de porco, originário da região italiana de Vêneto, que encontrou em Venda Nova do Imigrante o seu segundo lar. Ainda hoje tem gente que o faz de forma artesanal, mas os primeiros a transformá-lo em um negócio foram os membros da família Lorenção que, no final dos anos 1980, viram no agroturismo uma alternativa de renda às atividades já desenvolvidas na propriedade.

Juntamente com outras famílias da região, os Lorenção foram os responsáveis pela criação da Associação de Desenvolvimento do Agroturismo (Agrotur), organização que incentivou agricultores familiares a abrir as portas de suas propriedades, convertendo o município de Venda Nova em “berço do agroturismo no Brasil”, reconhecido por seus roteiros onde o visitante entra em contato direto com a realidade de pequenos produtores e o seu modo de vida.

Hoje, a Família Lorenção é referência na região e produz também conservas, geleias, licores, entre outras delícias de origem italiana. Tudo com matéria prima cultivada no próprio sítio. O socol é que sofreu mudanças: com o passar do tempo, a família deixou de usar a carne de pescoço, o “ossocolo” que dá origem ao nome, e adotou o lombo suíno como base, transformando a iguaria em um produto único! Há, inclusive, um movimento para que o socol seja reconhecido como um alimento com Indicação Geográfica, reconhecido pelo INPI.

jose-lorenzao (1)

Até abrir as portas de casa, os Lorenção cultivavam apenas legumes que eram vendidos nas feiras livres de Vitória, mas com o aumento de turistas e a fama do agroturismo ganhando força, perceberam que as receitas caseiras poderiam ter sucesso e passariam a ser uma fonte extra de renda. “Hoje, a produção da agroindústria e as visitas são a nossa principal atividade e não precisamos mais descer a serra para vender os nossos produtos. O cliente é que vem até nós”, comemora tia Cacilda, matriarca da família e dona da receita original do socol, trazida pela sua mãe da Itália.

Tia Cacilda, aliás, é uma atração a parte! Como toda nonna italiana, tem aquele jeitinho carinhoso que faz todo mundo se sentir como se fosse seu neto, sempre com muito bom-humor e um sorriso estampado no rosto. Ela faz questão de apresentar e explicar cada item produzido na agroindústria e ai de quem não provar um pouco desses sabores ancestrais com sotaque capixaba! Mas quem diz que alguém se recusa?

Veja onde fica o Sítio Família Lorenção navegando no mapa abaixo:

.  .  .

+ Imagens: Apoena Medeiros.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s