O que é que essa marca tem?

portrasdasmarcas

Você sabia que apenas dez multinacionais controlam todas as grandes marcas de produtos alimentícios do mundo? Pois bem, a ONG Oxfam realizou um estudo identificando-as e, desde 2013, trabalha em uma campanha que avalia e faz pressão para que gigantes da alimentação se empenhem em melhorar as práticas em toda a cadeia produtiva de seus negócios.

Batizada de Por Trás das Marcas, a iniciativa é parte do projeto “Cresça”, também capitaneado pela Oxfam, que busca contribuir com o fim da fome no mundo – ironicamente, a maior parte das pessoas que passam fome, hoje, é composta por agricultores que trabalham para produzir commodities, mas não tem acesso à alimentação de qualidade para eles e suas famílias.

Pelo portal da campanha, é possível consultar as principais marcas globais de grandes empresas, como a Nestlé, General Mills e Unilever, e ter acesso a avaliação de um ranking que segue critérios, como transparência, relacionamento com produtores e cuidado com o meio ambiente. Confira a lista completa aqui.

“Por Trás das Marcas” defende que a indústria alimentar tem uma enorme influência nessa cadeia perversa e acredita que as políticas dessas empresas podem determinar como os alimentos são produzidos, como os recursos naturais são explorados e em que medida os benefícios do negócio chegam até os milhões de parceiros envolvidos.

O site da iniciativa é atualizado periodicamente e traz novas avaliações e o sobe e desce das empresas no ranking, bem como mudanças positivas adotadas pelas mesmas. A ferramenta funciona como uma fonte de consulta, informação e instrumento de protesto, para pressionar a adoção de práticas que propiciem, de fato, uma mudança de cenário no que diz respeito a segurança alimentar do planeta.

Tal iniciativa é válida e pode gerar resultados positivos (confira os efeitos da campanha), tanto para consumidores quanto para a indústria, mas eu, particularmente, ainda prefiro repensar o sistema alimentar, com ênfase na construção de uma relação mais próxima entre quem faz e quem come. Visite o ranking e perceba que quase tudo o que você consome no supermercado é fabricado, basicamente, por 10 empresas… e ainda temos a incrível sensação de variedade e poder de escolha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s