10 cervejas de Niterói que você precisa beber!

Sou muito grato por viver em uma cidade com uma cena cervejeira tão vibrante e prolífica. Em Niterói, não faltam bares, lojas, cursos e, claro, muita gente boa fazendo cervejas de altíssimo nível, tanto caseiras quanto ciganas. Há poucos meses, fiz uma lista para o Explore Niterói, indicando 5 cervejas Made in Nikiti. Agora, eu amplio esta seleção e apresento aqui, no Caipirismo, as 10 cervejas de Niterói que você precisa beber! Tem para todos os gostos! Delicie-se e saiba onde e como encontrá-las.

+ Leia também: 10 cervejarias do Rio de Janeiro que você precisa conhecer

1. Easy Dive – Cerveja Oceânica
cervejaeasydive.jpg
É o segundo rótulo da Oceânica, que faz referência à Região Oceânica, tanto no nome quanto na identidade visual, inspirada na cultura praiana da cidade. A Easy Dive é uma Witbier leve e refrescante – sua receita leva cascas de laranja e tangerina, além de coentro e gengibre.

2. American IPA – Cerveja Dead Dog
cervejadeaddog
Muita gente já viu o trailer rock n’roll da Dead Dog circulando por feiras e eventos no eixo Rio-Niterói, mas se você ainda não provou a cerveja deles, trate de correr atrás! A Dead Dog faz uma American IPA fantástica, bem maltada, mas como toda boa IPA, com aquela explosão de lúpulo no aroma!

3. Nikity Hop City – Mosaico
cervejanikityhopcity
Lourival Neto é um cervejeiro caseiro que voa baixo nas panelas, abusando da criatividade em cervejas únicas. A Nikity Hop City é um desses experimentos que podem ser encomendados via Facebook. É uma American IPA aromática e refrescante, com o teor alcóolico de 8,3% ABV muito bem disfarçado.

4. Amara – Cervejaria Noi
cervejanoiamara
A Noi é a única da lista de maior porte, com fábrica própria e restaurantes espalhados pela cidade. Uma das estrelas da casa é a Amara, uma Imperial IPA turbinada com cinco variedades de malte e dois de lúpulos, que conferem um um amargor especial, além do aroma floral e cítrico.

5. Camila – Cerveja Mostoka
mostoka
Aqui vou valer-me de uma “licença poética”: a Mostoka é a primeira cerveja artesanal de São Gonçalo, mas claro, eu não me importo com essa representante estrangeira na lista! Manoel Felix é um cervejeiro veterano no eixo Nikiti-Gonça e, dentre outras criações, faz a sensual Camila, uma American Wheat leve (4,3% ABV) e aromática, que leva pitanga em sua composição.

6. Coronel Mustarda – Nova Cervejaria
cervejacoronel-mustarda
Daniel Conde Perez, conhecido também como “Taradão da Brassagem”, é uma espécie de alquimista local. O cara pira muito em suas criações, algumas disponíveis no Facebook. Para esta lista, escolhi a Coronel Mustarda, uma Saison clara e refrescante, com um toque especial de sementes de… mostarda!

7. Dark Strong Ale – Imunda
cervejaimunda
O Fernando Peixoto, tem uma mão boa demais para cerveja e é a mente por trás da Imunda. Sua produção caseira pode ser encontrada na página do Facebook e a minha dica é a Imunda Dark Strong Ale, envelhecida em barril com 10/11% de álcool que remete a frutas secas, cereja e baunilha.

8. Amélia – Cerveja Artesanal Donna
cervejadonna
A Cerveja Donna, a primeira encubada em uma universidade brasileira, é responsável pela Amélia, esta Irish Red Ale de coloração cobre linda e teor alcóolico de 5,5% ABV. O nome é uma homenagem à Amélia Mary Earhart, a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico.

9. Saison Ale – W*Kattz
w-kattz-garrafa-saison
Curto muito a identidade visual da W*Kattz, com esses gatinhos jazzy, bem simpáticos. Curto muito também o conteúdo das garrafas! Especialmente esta Saison Ale, de paladar equilibrado entre o dulçor dos maltes e o amargor dos lúpulos, e um aroma cítrico e condimentado, delicioso!
10. Itacoá Summer Ale – Cervejaria Araribóia
arariboia
A Itacoá Summer Ale, da Araribóia, é a novata da lista. Acabou de ser lançada e traz o DNA da cidade em seu nome. Trata-se de uma cerveja fácil de beber (4,7% ABV), dourada e com aroma levemente cítrico, altamente indicada para os dias de verão.

+ Leia também: 10 cervejas cariocas da gema!

Anúncios

Um comentário sobre “10 cervejas de Niterói que você precisa beber!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s