10 mercados municipais brasileiros para conhecer e se deliciar!

Todo mercado municipal é como a síntese da cidade onde ele se encontra. Quase sempre, são construções históricas recheadas de cheiros, cores, sabores, gente de tudo o que é tipo, enfim, um baita mergulho na cultura local! São verdadeiras dádivas para quem quer conhecer a culinária, a arte, os costumes e as curiosidades da região visitada.

Felizmente, no Brasil, os mercados municipais ainda tem papel fundamental na economia e no abastecimento de muitas cidades, inclusive das nossas capitais – mesmo com a concorrência de grandes redes de supermercados e shoppings. Vamos conhecer alguns dos mercados mais interessantes do Brasil?

  1. Mercado Municipal de São Paulo

    mercadao-municipal-de-sao-paulo
    Crédito da imagem

    Ícone da capital paulista, o famoso Mercadão é um dos principais pontos turísticos da cidade e um dos mais conhecidos do Brasil. O espaço abriga 290 boxes e movimenta mais de 350 toneladas de alimentos por dia! O Brasil inteiro está lá dentro, através de frutas, legumes, verduras, especiarias, embutidos, conservas… e claro, opções gastronômicas, como os celebrados pasteis de bacalhau do Hocca Bar e os sanduíches de mortadela do Bar do Mané.
    .  .  .

  2. Mercado Ver-o-Peso (Belém)

    veropeso
    Crédito da imagem

    O Ver-o-Peso carrega, simplesmente, o título de maior mercado ao ar livre da América Latina! Esse caldeirão de sabores às margens da baía do Guajará é um dos principais cartões postais da cidade e vende muito mais do que comida! Trata-se de um verdadeiro mergulho na cultura paraense. Estão lá os mil e um temperos, garrafadas, peixes, frutas, farinhas , castanhas… e muita cor!
    .  .  .

  3. Mercado Público Central de Porto Alegre
    Mercado-Publico-Porto-Alegre_CreditoAlfonso-Abraham_Arquivo-PMPA
    Crédito da imagem

    Aberto há 145 anos, o Mercado de Porto Alegre reúne em cerca em 110 bancas e restaurantes boa parte da história gastronômica gaúcha. Tem erva-mate, charque, cuca e também muitos temperos, artesanato e bares, com destaque para o centenário Gambrinus.
    .  .  .

  4. Mercado Público de Florianópolis
    centro-Mercado-publico-praça-xv-sabado-viva-a-cidade__MG_0360_Foto-Bruno-Ropelato.jpg
    Crédito da imagem

    Localizado em um belíssimo prédio histórico, o Mercado Público de Floripa é um charme por si só. Dentro dele, os destaques são os boxes recheados de frutos do mar e bares que servem delícias típicas, como pasteis de berbigão e camarões de todos os jeitos que você pode imaginar.
    .  .  .

  5. Mercado Central de Belo Horizonte

    Histórias e Memórias do Mercado Central - 85 Anos (1)
    Crédito da imagem

    No Mercado Central de BH você encontra tudo o que há de mais icônico em uma das mais célebres cozinhas regionais do país, como os queijos, os doces, as compotas, as cachaças, os cafés e outras delícias com sotaque mineiro, além de artesanato e artigos religiosos.
    .  .  .

  6. Mercado Municipal de Curitiba
    fachada-principal-9-1024x683
    Crédito da imagem

    Fundado em 1958, o Mercado de Curitiba é o mais tradicional endereço de compras da capital paranaense. Além dos hortifruti, o espaço conta com delicatessens, artigos para culinária japonesa, vinhos, conservas e, claro, muito pinhão no outono. O mercado conta também com uma ala exclusivamente orgânica, com barracas, lojas e restaurante, o primeiro do Brasil com produtos certificados.
    .  .  .

  7. Mercado Municipal Antônio Valente (Campo Grande)
    mercado-campo-grande
    Crédito da imagem

    O Mercado Municipal Antônio Valente é um marco na capital sul-mato-grossense. Inaugurado em 1958, o espaço conta com 214 bancas e 70 boxes, sendo a  maioria dos comerciantes descendentes de japoneses. Lá, podem ser encontrados hortifrutigranjeiros, ervas medicinais, peixes da região e pratos típicos do Japão, como o sobá, yakisoba e espetinhos com a mandioca amarela da terra.
    .  .  .

  8. Mercado Municipal Adolpho Lisboa (Manaus)
    FOTO-TACIO-MELO-SEMCOM
    Crédito da imagem

    O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais de Manaus. Inspirado no Mercado de Les Halles de Paris. Em estilo Art Noveau, sua estrutura é em ferro fundido e vidros coloridos. O mercado é a principal porta de entrada da produção pesqueira e rural amazonense, além de medicamentos artesanais e artesanato.
    .  .  .

  9. Mercado São José (Recife)

    recife-mercado-sc3a3o-josc3a9-17
    Crédito da imagem

    Mercado de São José tem uma linda arquitetura em ferro, típica do século XIX. A inspiração veio do mercado de Grenelle, em Paris. São dois pavilhões com 545 boxes, 27 pedras de peixe e quase 100 barracas com hortifruti, artesanato em barro, corda e palha, além de ponto tradicional para comércio de pescado – semanalmente são vendidos, ali, cerca de 1,3 toneladas de peixe e 400 kg de crustáceos!
    .  .  .

  10. Mercado do Porto (Cuiabá)
    mercadodoporto3.jpg
    Crédito da imagem

    Com 114 anos de fundação, o Mercado do Porto é referência no cotidiano do cuiabano e um dos mais visitados cartões-postais da capital do Mato Grosso. São cerca de 214 boxes que abastecem a cidade com os mais variados produtos regionais, como peixes, farinhas, queijos, doces, frutas e legumes.
    .  .  .

Anúncios

Um comentário sobre “10 mercados municipais brasileiros para conhecer e se deliciar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s