Paris quer criar uma floresta urbana gigante

A woman walks with her greyhound dogs along a path in the Durand forest near the French border to Switzerland in Ferney Voltaire
Imagine uma floresta assim em Paris… (crédito: Denis Balibouse/Reuters)

Com proibições de carros, grande expansão de transporte público e planos radicais para beneficiar pedestres, Paris vem ganhando reconhecimento como vanguarda no combate contra a poluição urbana. Para seguir adiante nesta cruzada, a Cidade Luz pretende criar uma nova floresta ao norte da região metropolitana!

As árvores seriam plantadas em um espaço  de 1.350 hectares, aproximadamente cinco vezes o tamanho do Central Park de Nova Iorque.

O plano não é novidade. Há mais de 15 anos o projeto está sendo adiado por debates e mais debates em torno do melhor uso do espaço que já está parcialmente urbanizado. Neste ano, representantes locais conseguiram avançar na proposta.

Destinar um espaço enorme para “árvores que não pagam impostos” em uma das áreas mais cobiçadas pela especulação imobiliária não é fácil, mas o terreno não tem uma história tão nobre…

Por mais de um século, a planície funcionou como um lixão resultando em um solo altamente tóxico, recheado de metais pesados. Ainda hoje o terreno ainda tem focos de despejo clandestino de lixo.

Para resolver esta questão, a superfície do terreno poderia ser coberta com árvores “absorventes de poluentes”, como o vidoeiro e o carvalho, formando uma grande floresta com trilhas e estradas, funcionando como um dissipador de carbono.

Este novo bosque ainda funcionaria como elo de ligação entre  as florestas de Saint Germain-en-Laye e Montmorency e também os rios Sena e Oise, formando um enorme tapete verde em plena área metropolitana.

Em meados deste século, poderia ser possível que um esquilo altamente motivado passasse de ramificação para filial do castelo de Versalhes para o castelo de Chantilly sem tocar uma vez no chão – uma distância de cerca de 30 milhas…. imagine essa ideia se tornando realidade…

.  .  .

+ Com informações do site City Lab.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s