Bacon é bacon, soja é soja!

acougue_vegano
“Açougue vegano”… outro nome terá de ser pensado na lojas francesas (crédito da imagem)

Na França, “bacon vegano” não pode mais ser chamado de… bacon. Reconhecido pela luta contra anglicismos no seu vocabulário, o país tem, agora, um novo alvo linguístico: os produtos veganos. O parlamento francês proibiu, recentemente, o uso de termos que se referem a alimentos de origem animal em embalagens de comida vegana, como “leite de soja” e “queijo de castanha de caju”.

A justificativa é que os nomes podem confundir os consumidores e leva-los a pensar que o “leite de soja”, por exemplo, é realmente um produto lácteo. Não é dos argumentos mais consistentes, mas por outro lado, eu acho uma tremenda incoerência associar produtos veganos com o universo carnívoro…

carne_vegana
Isso não é um bife… (crédito da imagem)

“Açougues veganos” decorados com cutelos e tábuas, “salsichas veganas” que tem “o mesmo gosto da original”… deveriam soar quase como uma ofensa para os veganos militantes. Estes produtos deveriam se destacar pelos próprios atributos e sabores, e não emular seus equivalentes de origem animal.

“É importante combater falsas alegações”, twittou Jean Baptiste-Moreau, membro da Assembléia Nacional, que propôs a proibição. “Nossos produtos devem ser designados corretamente: os termos #queijo ou #carne serão reservados para produtos de origem animal.”

soybean-milk
Leite de soja não é leite (crédito da imagem)

 

Moreau se inspirou em uma decisão do Tribunal de Justiça Europeu, em 2017, que afirma que produtos de soja e tofu não podem ser vendidos como leite ou manteiga. Vale destacar que produtores de carne europeus têm feito um lobby forte para proibir termos baseados em animais de alternativas vegetarianas de carne por anos.

E eles têm motivos para se preocupar. A Alemanha é líder mundial na produção de alimentos veganos e a França não está muito atrás. Se as empresas se recusarem a cumprir a nova regra da França, elas poderão ser multadas em até € 300 mil.

.  .  .

+ Com informações do Grist.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s