Izakayas de São Paulo

IMG_20180614_213500446.jpg
Izakaya Matsu

Quem me acompanha no Instagram do Caipirismo, já percebeu que a cada a viagem à São Paulo eu visito um novo izakaya (lê-se izakayá), uma espécie de boteco japonês, que, há alguns anos, saiu do bairro da Liberdade e vem multiplicando-se por toda a capital paulista.

Porém, ao contrário da culinária que já conhecemos, com seus sushis e sashimis, nos izakayas a variedade de pratos é outra… não espere encontrar peixe cru no cardápio! Nestes estabelecimentos, os protagonistas são os petiscos fritos, sanduíches e alguns pratos tradicionais que mostram uma outra face da culinária japonesa, não muito popular por aqui – ainda!

IMG_20180806_205457884.jpg
Tan Tan Ramen do Hirá Ramen Izakaya

São pratos e porções de comida populares, nada sofisticados, mas ricos nos sabores, generosos na quantidade e justos nos preços. No menu, a carne de porco, o frango e os ramens são quase onipresentes, e vão muito bem com cervejas, saquês e shochus (bebida destilada japa). Aliás, a origem dos izakayas está nas bebidas.

Antes de venderem comida, lá no século XVII, esses estabelecimentos ofereciam só bebidas, e eram conhecidos como sakayas. Algumas delas, porém, começaram a servir petiscos e colocavam na porta o aviso “É permitido ficar e tomar saquê”, que é a origem semântica da palavra izakaya. Calcula-se que no Japão, há, aproximadamente, um milhão e meio de izakayas e 75% deles são pequenos e familiares.

IMG_20180613_232418517.jpg
McFisch do Tan Tan Noodle Bar

Aqui no Brasil, quem quiser conhecer um izakaya nipo-brasileiro terá de passar por São Paulo, que concentra a maioria absoluta dos estabelecimentos em operação no país. Em cidades como o Rio, Porto Alegre e Curitiba já é possível encontrar opções também e a tendência é que cada vez mais cidades abram seus izakayas.

A variedade de izakayas na capital paulista é impressionante e deixa qualquer fã de comida japonesa (como eu) doido. Minha busca por estes bares começou após assistir duas excelentes séries, Midnight Diner – Tokyo Stories e Samurai Gourmet, ambas disponíveis no Netflix. Ao assistir tantas histórias com comidas incríveis que eu nunca ouvira falar, não pensei duas vezes em procurar estes pratos na primeira oportunidade que surgisse de ir para São Paulo.

Um dos grande baratos desses botecos é sentar-se no balcão. É, de longe, o melhor local para desfrutar de uma experiência completa. Nele, você pode acompanhar o trabalho da cozinha e do bar bem de pertinho e, além disso, se estiver sozinho, o clima de descontração e o bate-papo com os seus vizinhos, quase sempre garantem boas risadas e uns goles a mais de saquê.

+ Siga o Caipirismo no Instagram e descubra mais histórias pela hashtag #izakayasdesp

IMG_20180807_140910156.jpg
Taka Daru Izakaya
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s